CASA Itaquera realiza Momento Literário

No mês em que se comemora mundialmente o Dia do Livro, adolescentes em internação exibiram suas produções

Os adolescentes que cumprem medida de internação no CASA Itaquera, na zona Leste da cidade de São Paulo, realizaram, nesta sexta-feira (28), o I Momento Literário do centro socioeducativo, no mês em que se celebra o Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Durante cerca de duas horas, em cada um dos dois módulos, os jovens apresentaram músicas, literatura de cordel, poesias, dentre outros gêneros. As produções foram feitas durante o mês de abril nas aulas da educação escolar, com professores da escola vinculadora, a E.E. Professora Maria Ferraz de Campos.

Cerca de 20 familiares dos jovens prestigiaram as exibições, que contaram ainda com representantes da Diretoria de Ensino Região Leste 4, à que pertence a escola vinculadora; do Serviço de Medidas Socioeducativas de Meio Aberto do Lajeado (MSE Lajeado), parceiros do centro socioeducativo, como a Escola Marista; e da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE), administração localizada da Fundação CASA que supervisiona o CASA Itaquera.

“O trabalho conjunto da equipe pedagógica e da escola vinculadora potencializa o desabrochar da criatividade e o interesse dos adolescentes pela leitura e produção literária”, diz o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Elisandra Santos Ribeiro, a realização do Momento Literário foi uma estratégia para incentivar os adolescentes a melhorar a leitura.” Temos recebido muitos adolescentes com defasagem na leitura, escrita e interpretação textual e promovemos uma ação que fosse além da aula tradicional”, explicou Elisandra.

Diversos espaços do centro socioeducativo foram palco para declamações, canto e afixação de produções em murais, como as salas dos espaços socioeducativos, corredores, biblioteca e até a escada para os módulos, com palavras motivadoras como “criar”, “sorrir” e “ame”.

Além de canções de autoria própria, a literatura e poemas do escritor português Luiz de Camões serviram de inspiração para as composições musicais, assim como a música “Monte Castelo”, da banda Legião Urbana. A literatura de cordel apresentou gírias nordestinas e paulistas.

No processo de elaboração, foram envolvidos adolescentes das turmas dos ensinos Fundamental I e II e Médio, com atividades nas disciplinas de Português, Artes e Tecnologia, Matemática, Biologia, Geografia, História e Projeto de Vida, além das eletivas e do itinerário.

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação, seguindo o calendário e conteúdo programático da rede pública estadual.