Cerca de 1,5 mil jovens e servidores da Fundação CASA encaram o Dia do Desafio

Foram mais de cem atividades realizadas por eles em todo o Estado paulista na campanha que estimula prática de esportes e atividades físicas

Queimada, pic bandeira, oficina de skate, ginástica laboral, workshop de muay thai e até mesmo dança das cadeiras foi só uma amostra do rol de 108 atividades físicas e esportivas que fizeram 1.491 adolescentes em internação e servidores da Fundação CASA colocar o corpo para se mexer na semana do Dia do Desafio.

Em 48 centros socioeducativos localizados em 23 municípios paulistas, jovens e funcionários realizaram atividades fora da rotina esportiva entre os dias 29 de maio e 02 de junho. O Dia do Desafio é uma campanha mundial, que aconteceu no dia 31 de maio, e incentivou a prática de esportes e atividades físicas.

No continente americano, Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP) é responsável pela coordenação da iniciativa. Na Fundação CASA, a Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) organiza a ação. Desde ao menos 2004, jovens e funcionários da Instituição se engajam nas atividades físicas da campanha.

Em 2023, a 29ª edição do evento trouxe o tema “Muito mais que um dia!”, propondo a adoção de uma vida mais saudável e a criação de legados positivos. O foco também foi estimular a população a se engajar e participar, durante todo o ano, de projeto e políticas públicas relativas à atividade física.

A campanha também procurou sensibilizar gestores públicos e instituições a desenvolver projetos comunitários que envolvam esporte, atividade física e mobilidade urbana.

“A ciência já comprovou que a adoção de práticas esportivas ou de atividades físicas, longe do sedentarismo, traz benefícios imediatos e no longo prazo. Ao incentivar os jovens atendidos e os servidores a participar da campanha, também estimulamos a terem um estilo de vida saudável”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

Neste ano, houve participação de adolescentes e servidores em centros socioeducativos das cidades de São Paulo, Osasco, Franco da Rocha, Guarulhos, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, São José dos Campos, Jacareí, Botucatu, Itapetininga, Iaras, Sorocaba, Bauru, Cerqueira César, Lins, Presidente Bernardes, Irapuru, Marília, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Araraquara e Franca.

Nos centros socioeducativos da Fundação CASA, os adolescentes em atendimento têm pelo menos duas aulas semanais de esporte e atividades físicas, ministradas por profissionais de Educação Física da Instituição.

O Dia do Desafio é uma iniciativa global da The Association For International Sport for All (TAFISA), com apoio institucional da International Sport and Culture Association (ISCA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).