Centros da DRVP celebram Páscoa com atividades diversas

Programações envolveram ações religiosas e pedagógicas na importante data do Cristianismo

 

Os adolescentes em internação e servidores dos 14 centros socioeducativos subordinados à Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP) não ficaram de fora das comemorações da Páscoa cristã. Cada qual à sua maneira e criatividade, realizaram atividades pedagógicas, com apoio das escolas vinculadoras, e ações religiosas com os adolescentes, em geral por meio dos parceiros do Programa de Assistência Religiosa (PAR).

“A Páscoa é o símbolo do renascimento de Jesus Cristo, da renovação, e procuramos levar aos adolescentes a mensagem de que é possível eles e elas se renovarem, de ter uma nova chance”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Confira a seguir como cada centro socioeducativo celebrou ou está para celebrar a Páscoa.

Caraguatatuba

No CASA Caraguatatuba, com orientação dos servidores em oficinas, os adolescentes decoraram o centro socioeducativo com motivos da época, utilizando materiais recicláveis. Mesmo tratando do renascimento de Jesus Cristo, o foco também foi disseminar entre os jovens a importância da sustentabilidade e do meio ambiente.

A equipe da área da Segurança realizou sessão de pipoca com filme temático. Na educação escolar, temas transversais estiveram em pauta nas aulas: a história da produção do chocolate, publicidade e consumismo nessa época do ano, o significado da Páscoa e até mesmo a necessidade da cultura da paz.

O encerramento acontece nesta quinta-feira (14), com um bingo recheado de chocolate em barra, bombons e doces, com participação dos adolescentes e dos servidores.

Jacareí

O CASA Jacareí iniciou as comemorações com a cerimônia de Via Crucis, anualmente realizada pela Pastoral do Menor. O exercício da via-sacra, como também é chamada a cerimônia, consiste nos presentes percorrem mentalmente a caminhada de Jesus Cristo, carregando a cruz, desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, ao mesmo tempo em que meditaram sobre a Paixão de Cristo.

Na sexta (15), pela manhã, as celebrações continuam com um “bingo chocolate”, com doação dos membros da Igreja Universal, parceira do centro no PAR. À tarde, haverá um teatro gospel e futsal com membros da Igreja, além de participação de familiares na reinauguração da quadra poliesportiva do centro socioeducativo, após a reforma.

Já no sábado (16), os integrantes da Pastoral do Menor, da Igreja Católica, realizam uma roda de capoeira com o mestre Clayton, um dos nomes mais reconhecidos na cidade, e com a participação dos adolescentes. A atividade será seguida de uma cerimônia com música para refletir sobre o significado da Páscoa cristã. No domingo (17), para a visita semanal, os familiares dos adolescentes serão recepcionados com um café da tarde promovido pela Igreja Universal.

Taubaté

As celebrações no CASA Taubaté começaram no Domingo de Ramos, no dia 10 de abril, com os membros do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil, parceiros do PAR, que realizaram um workshop com os jovens sobre a importância de realizar escolhas assertivas na vida.

Na semana de 11 a 15 de abril, nas aulas da escola formal, os professores das disciplinas de Português e Sociologia estimularam os adolescentes a elaborar a decoração do centro socioeducativo com cartazes alusivos. Em oficinas com os agentes educacionais, os jovens elaboraram “cartões pascais”, a serem entregues aos familiares na visita semanal.

Na última quarta-feira (13), os adolescentes da internação provisória participaram do workshop “O Verdadeiro Sentido da Pascoa” com os membros da Comunidade Alicerce. Nesta quarta-feira (14), a equipe pedagógica do CASA promove um bingo de Páscoa. Já na sexta (15), membros da Igreja Universal realizam uma partida de futsal com os jovens, seguido de um workshop sobre o real sentido da Páscoa.

Lorena

No CASA Lorena, os adolescentes em internação participaram de uma sessão de cinema temática, com o filme “O Filho do Homem”, do diretor Alexandre Machafer. O objetivo foi proporcionar um momento de reflexão sobre a vida religiosa, com os jovens conhecendo a história de Jesus Cristo de forma mais lúdica.

Nesta quinta-feira (14), o agente de apoio socioeducativo Lincoln George da Silva fez um momento ecumênico com os adolescentes em internação, explicando a importância da partilha da Santa Ceia, no último jantar coletivo de Jesus Cristo com os apóstolos. Para demonstrar o significado da simbologia do corpo e do sangue de Cristo, o agente de apoio socioeducativo repartiu pão e suco de uva com os jovens.

Arujá

A equipe do CASA Arujá optou por investir na temática da Páscoa tanto sob o olhar cristão quanto o judaico, uma vez que seu significado se traduz na esperança de uma vida nova.

Por meio da sétima arte, entre os dias 11 e 15 de abril, os jovens assistem a filmes temáticos como “Ressureição”, “O Senhor dos Milagres”, “O Príncipe do Egito” e “O cachorro que salvou a Páscoa”. Em sala, os professores da escola vinculadora discutiram o tema nas aulas da educação escolar.

A dimensão religiosa da celebração ficou por conta de encontros com membros de denominações parceiras do Programa de Assistência Religiosa do centro socioeducativo: na sexta (15), serão os participantes da Igreja Universal; já no sábado, em dois horários, os momentos serão com os membros da Igreja Bola de Neve e da Pastoral do Menor.

São José dos Campos

A Páscoa no CASA Tamoios mescla a reflexão, com decoração e degustação de bolos. Em oficinas, os agentes educacionais trabalharam com os jovens a confecção da decoração, com guirlandas e ovos de páscoa em tecido e cartolina, que enfeitaram as portas e corredores do módulo.

Na terça-feira (12), os adolescentes assistiram ao filme “Paixão de Cristo”, seguido de discussão em sala de aula no dia seguinte (13) sobre como aquele momento histórico ganhou um sentido e valores importantes para as religiões e as pessoas hoje.

Na mesma quarta-feira, no período da tarde, um grupo de adolescentes participaram de um workshop chamado “doçura de Páscoa”, com a elaboração de bolos em pote, degustados com prazer nesta quinta-feira (14) por todos os jovens do centro.

O fechamento da semana conta no sábado (16) com uma tarde de reflexão sobre a Paixão de Cristo, com membros das Igrejas Assembleia e Adventista, numa espécie de workshop ecumênico de duas vertentes cristãs.

Já no CASA Serra da Mantiqueira, os adolescentes em internação provisória participaram nesta quinta (14) de um momento de reflexão sobre o significado da Páscoa com a equipe psicossocial.

Atibaia

No CASA Atibaia, a Associação Esportiva Comunitária de Atibaia (AECA), em conjunto com membro da Igreja Jesus Copy, promoveu na quarta (13) uma palestra sobre o significado da Páscoa, ou seja, a morte e a ressureição de Jesus Cristo, discutindo o que o messias cristão fez por quem crê nele. Os adolescentes ainda ganharam ovos de Páscoa, doados pela Igreja.

Itaquaquecetuba

No CASA Itaquaquecetuba, durante a primeira quinzena de abril, os adolescentes em internação, com apoio da equipe pedagógica e dos professores da escola vinculadora, elaboraram, colocaram em prática e decoraram o centro socioeducativo para receber a data especial.

Embora seja uma data de cunho religioso, o foco foi fazê-los refletir sobre a importância de sentimentos como união e fraternidade. Até um acróstico com a palavra Páscoa foi criado: Perdoar, Aprender, Solidarizar, Cooperar, Oportunizar e Amar. Os jovens ainda confeccionaram cartões de Páscoa, a serem entregues aos seus familiares.

Guarulhos

Já o CASA Guarulhos, na região Metropolitana de São Paulo, a celebração pascal contou com decoração do centro socioeducativo, elaborada e executada pelos adolescentes em internação. A Pastoral do Menor, da Igreja Católica, promoveu uma celebração com música, reflexão e distribuição de bombons.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP