CASAs São Paulo e João do Pulo recebem escritor Fabio Goes

Autor do livro “Loko de Pedra” contou sobre sua história de vida em palestras que fizeram parte da programação de férias dos centros

Os adolescentes em internação nos CASAs São Paulo e João do Pulo, no Complexo da Vila Maria, na cidade de São Paulo, participaram de palestras com o escritor e ex-policial civil Fabio Goes, autor do livro “Loko de pedra – Como curar os vícios”, ocorridas, respectivamente, na última sexta (21) e segunda-feira (24).

Durante os bate-papos de duas horas com os jovens, o escritor contou sua história de vida e da luta que travou para superar o vício em drogas ilícitas. A ação foi parte das atividades pedagógicas de férias escolares nos dois centros socioeducativos da Fundação CASA.

Apenas na última internação, depois de diversas tentativas, segundo o próprio escritor, ele conseguiu se fortificar o suficiente, com auxílio da religião, para ultrapassar quase 30 anos de dependência química, com uso de drogas ilícitas como cocaína, crack e outros entorpecentes.

Em abstinência há alguns anos, Goes escreveu o livro para alertar sobre os impactos e perdas que teve pelo uso de drogas, como a profissão que desejava, a família e bens materiais. O autor se reergueu, formou nova família e seguiu em frente.

Em ambas palestras, o escritor esteve acompanhado das missionárias Silvania Araújo dos Santos e Verônica dos Santos Silva.

São Paulo

Outros temas de reflexão também estiveram presentes nas atividades de férias no CASA São Paulo.

Na última segunda-feira (24), a prevenção ao suicídio, com discussão sobre as causas que podem levar ao ato, foi tema do bate-papo com duas voluntárias do Centro de Valorização da Vida (CVV), Ana Lúcia Sona de Souza e Zilda Aparecida da Silva. Alguns dias antes, a palestrante Viviane Lima de Souza, do Instituto Aliança, discutiu sobre alcoolismo com os adolescentes em internação.

O esporte integrou a programação do centro socioeducativo com a roda de capoeira promovida, na última quinta-feira (20), pelo grupo Primitiva Heliópolis, cuja sede fica na favela de Heliópolis, na capital paulista, e atende a moradores da região. Tanto jovens quanto servidores do CASA São Paulo conheceram a expressão cultural de origem africana, que mistura dança, artes marciais e música.

Copa e e-Sports

Já no CASA João do Pulo, a programação diversificada envolveu gincanas internas, campeonato de e-Sports – como são conhecidos os esportes eletrônicos – e preparação do ambiente para a Copa do Mundo Feminina FIFA 2023.

A equipe pedagógica do centro socioeducativo, com apoio da área da segurança, realizou duas gincanas com os jovens, nos módulos 1 e 2, cada uma contando com cerca de 15 provas variadas, como esportivas – futebol de estilingue, futebol de olhos vendados, futsal, entre outros –, de equilíbrio e raciocínio lógico.

No módulo 2, os jovens competiram em um torneio interno de League of Legends (LoL), simulando um campeonato profissional propriamente dito. Em uma sala multiuso, os computadores foram dispostos um em frente ao outro, como duas equipes adversárias, assim como ocorre nos jogos profissionais de e-Sports, para que um time não observasse a estratégia do outro. Houve até torcida organizada.

Ao longo do mês de julho, adolescentes e servidores de diversas áreas uniram forças e criatividade para elaborar a decoração do CASA João do Pulo para a Copa do Mundo Feminina. Os ambientes estão repletos de cartazes; painéis com fotos e informações sobre as jogadoras e comissão técnica; bandeirinhas nas cores verde, amarelo, azul e branco; e as bandeiras das seleções dos 32 países participantes.