CASA Santo André I participa da Meia Maratona Internacional de São Paulo

Jovem e duas servidoras correram provas distintas em evento promovido na zona Leste da capital paulista

O jovem Rafael (nome fictício), de 18 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Santo André I, em Santo André, a assistente social Fabiana Queiroz e a encarregada Técnica, Sandra Cecília da Silva, participaram no último domingo (05) da 16ª Meia Maratona Internacional de São Paulo, ocorrida na região de Itaquera, na zona Leste da cidade de São Paulo.

O rapaz, mesmo sem preparo específico para provas longas, correu a prova de 10 km e chegou entre os 70 primeiros colocados. As servidoras, por sua vez, se aventuraram na prova de 5km – a meia maratona ainda teve a prova de 21km.

“Quando estávamos no quilômetro quatro, encontramos com o Rafael, que já corria o quilômetro oito, e ele nos incentivou a terminar”, lembra, entre risos, a encarregada Técnica. “Ele correu toda a prova e nos aguardou na chegada, exatamente como combinamos”, acrescenta Sandra, que é profissional de Educação Física por formação e origem.

Rafael, morador de Santo André, é reincidente e muito envolvido com a prática de esportes no centro socioeducativo. Ele frequenta as aulas de condicionamento físico ministradas pelo profissional de Educação Física Leandro Peixinho com os adolescentes, utilizando a própria estrutura do CASA. Recentemente participou da etapa regional da XVIII Copa CASA de Futebol.

Para participar da prova, a equipe de referência avaliou as condições do jovem e dialogou com ele para mostrar que a iniciativa era muito mais do que uma simples corrida de rua. “Explicamos que ele estava abrindo portas para outros jovens e o seu compromisso, comportamento e consciência impactariam diretamente em haver oportunidades iguais no futuro”, conta a encarregada Técnica.

A participação do CASA Santo André I na Meia Maratona foi a segunda experiência que a equipe realizou com a Yescom, empresa promotora de corridas de rua e que organizou a 16ª edição do evento. Em setembro de 2022, outro jovem e o diretor do CASA, Leonardo de Jesus, correram 9km na 17ª Aricanduva Run, promovida pela Yescom. Nas duas ocasiões, a empresa concedeu inscrições de cortesia ao centro socioeducativo.

“Estamos em diálogo para tentar expandir a possibilidade com a empresa, que se mostrou interessada na participação dos adolescentes”, afirma Sandra.

Foi a primeira vez que a Meia Maratona de São Paulo ocorreu em Itaquera, com percurso inédito e desafiador, com diversas elevações.