Semi de Marília promove exposição sobre personalidades negras na Biblioteca Municipal

Obras são reproduções dos graffites que figuraram na mostra “Grandes Personalidades Negras”, do Museu da Imagem e do Som (MIS)

O centro de Semiliberdade da Fundação CASA de Marília nesta segunda-feira (13/02), às 14h, a abertura de uma exposição com cartazes que reproduzem os graffites da mostra “Grandes Personalidades Negras”, do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Os cartazes ficarão expostos na Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” de Marília, por meio de uma parceria entre o centro e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Na ocasião, sete jovens da Fundação também visitarão a coleção e participarão de uma roda de conversa sobre temas como a igualdade racial, a abordagem histórica da luta dos negros no Brasil e o racismo estrutural, enaltecendo as personalidades ali destacadas na exposição.

A roda de conversa será mediada pelo secretário municipal de Direitos Humanos, Wilson Alves Damasceno, pela assessora especial do gabinete da Secretaria Direitos Humanos, Luciana Santos, pela bibliotecária, Mariana da Silva Caprioli e por membros do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial.
De acordo com a diretora da Semiliberdade de Marília, Luciana Ribeiro da Silva, a mostra e a roda de conversa têm como objetivo contextualizar os adolescentes sobre o tema. “É uma forma de tocarmos nesse assunto e relembrarmos a importância de combater o preconceito e a discriminação, mostrando um pouco da história de luta de cada uma dessas personalidades”, comentou.
Os cartazes foram cedidos pela Secretária da Justiça e Cidadania, à qual a Fundação CASA é vinculada, com o objetivo promover ações itinerantes envolvendo os centros e as Divisões Regionais do órgão espalhadas pelo Estado. A semiliberdade de Marília será o primeiro centro da Divisão Regional Oeste a promover o evento.

A exposição “Grandes Personalidades Negras”, do MIS, retrata, por meio da técnica do grafite, 81 personalidades negras que fizeram história, como Garrincha, Geraldo Filme, Almerinda Farias, Gilberto Gil, Pelé, Carmem Costa, Estevão Roberto da Silva, Abdias do Nascimento, Mestre Valentim, Mestre Vitalino e Francisco José do Nascimento (Dragão do Mar).