CASA Mario Covas tem nova palestra sobre como globalização afeta dia-a-dia

Nesta terça (10), adolescentes em internação se aprofundam no sistema internacional e como até a guerra na Ucrânia afeta o cotidiano dos brasileiros

A guerra na Ucrânia, provocada pela invasão da Rússia, impacta as relações internacionais e o dia-a-dia em diversas partes do planeta, incluindo o Brasil, e demanda a ação e intermediação da Organização das Nações Unidas (ONU) como organismo multilateral para se tentar chegar a um acordo para o fim dos combates.

A partir de exemplos atuais e práticos como este, para entender como a complexidade da globalização afeta o seu próprio cotidiano, um grupo de adolescentes em internação no CASA Governador Mário Covas, na capital paulista, participam da palestra “As Relações Internacionais e o Eu: da geopolítica global ao mundo pessoal” na próxima terça-feira (10), a partir das 19h30, no centro socioeducativo do Complexo da Vila Maria.

A atividade de complementação pedagógica é realizada pelo editor de vídeos de Marketing Digital Gabriel Rabah, graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do Rio Grande do Sul. Rabah estará acompanhado por Janaína Spina de Goes, diretora de Marketing e Fotografia em uma produtora da capital paulista.

É a segunda vez que o graduando comparece ao centro socioeducativo da Fundação CASA, utilizando uma linguagem acessível à faixa etária. A primeira ocorreu na última terça-feira (03), quando Rabah debateu o tema com parte dos jovens em internação do CASA Mário Covas.

Os adolescentes participantes estão nos Ensinos Fundamental e Médio. A iniciativa é parte de uma proposta pedagógica do centro socioeducativo, chamada de Projeto de Vida, que trata de temas reflexivos para a faixa etária, como sexualidade, futuro profissional e a própria existência no mundo.

“Apesar de estarem internados, os adolescentes da Fundação CASA não deixam de estar inseridos em uma sociedade que é afetada pelos aspectos da globalização, uma vez que que também estamos inseridos em um sistema internacional de diversas relações, inclusive de direitos”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Rabah é coautor de um resumo expandido sobre governança global da internet e a estabilidade do ciberespaço, publicado no 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), promovido pela Unipampa em 2020.