Jovens internados em centros da DRVP comemoram Dia das Mães

No Vale do Paraíba e região, mães receberão presentes elaborados pelos adolescentes durante visitas familiares no final de semana

No próximo final de semana, centenas de mães, biológicas ou de coração, celebram o Dia das Mães com seus filhos, adolescentes em internação em centros socioeducativos da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo. No sistema socioeducativo, os jovens não saem para passar datas comemorativas com seus familiares.

Em geral, os centros socioeducativos preparam celebrações afetivas, com entrega de presentes elaborados pelos próprios jovens e até apresentação de coral, como ocorrerá em centros socioeducativos da Divisão Regional do Vale do Paraíba (DRVP) e Região Metropolitana de São Paulo, localizados nas cidades de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Lorena, Caraguatatuba, Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba e Atibaia.

“A manutenção das relações de afeto dos adolescentes com suas mães ou com aquelas que desempenham esse papel afetivo é muito importante na medida socioeducativa adolescente, sendo parte do processo de reflexão deles e delas”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Nos centros socioeducativos de São José dos Campos – CASAs Tamoios e Serra da Mantiqueira – e Guarulhos – CASA Guarulhos –, por exemplo, a semana foi dedicada à produção das lembranças e nos ensaios para orgulhar as mães.

No CASA Tamoios, no próximo domingo, às 9h, durante a visita semanal, as mães recebem porta-retratos e porta panos confeccionados com esmero pelos adolescentes em internação, utilizando técnicas artesanais. As mães que não puderem comparecer no dia, terão a opção de estar com o filho e ganhar suas lembranças durante a visita programada.

Já no CASA Serra da Mantiqueira, destinado ao atendimento inicial e à internação provisória, a entrega das lembranças às mães – cartões carinhosamente elaborados pelos jovens – e a confraternização com os filhos acontece neste sábado (07), às 13h, durante a visita semanal.

Em Guarulhos, no município da Região Metropolitana de São Paulo, as mães presentes à visita familiar do domingo, às 9h, ganham não só uma lembrancinha afetiva – uma caneta personalizada com flor e cartão –, como também uma homenagem musical, com apresentações dos adolescentes em internação cantando as músicas “Como é Grande o Meu Amor por Você”, de Roberto Carlos; “Trem Bala”, de Ana Vilela; e “Minha Vez”, de Ton Carfi com a participação de MC Livinho.