CASA Marília realiza projeto sobre Roda de Leitura

Jovens são incentivados compartilharem seus pontos de vista sobre os livros que estão lendo

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Marília participam semanalmente, às quintas-feiras, de um projeto diferente no espaço da biblioteca do centro. É o chamado “Projeto Roda de Leitura”, criado pelas pedagogas Regina Lazara Salim Moraes e Paula Cristina Moraes Coelho, Rosa D’Trocchio.

O encontro é realizado em dois períodos, de manhã e à tarde, e os jovens são convidados a compartilharem entre si suas observações sobre os livros que estão lendo.

Como explica o coordenador pedagógico, Leandro Franco, os encontros acabam se transformando em um momento de troca de informações. “Durante a Roda de Leitura, cada jovem analisa o livro que está lendo, do ponto de vista do gênero textual, do autor e comenta com os colegas se gostou ou não e o que mais achou interessante”, explica.

Graças ao projeto, alguns tipos de livros estão ganhando uma nova popularidade. “Com a indicação na Roda de Leitura, jovens que não se interessavam por romances, por exemplo, passaram a querer ler esse gênero, e jovens que nunca tiveram contato com poesia passaram a apreciar”, acrescentou.