Fundação CASA realiza final do X Torneio Estadual de Futsal

Quadrangular com os times formados por adolescentes em internação acontece nesta terça (30/11), em Santo André

A contagem regressiva começou e a ansiedade está no ar para cerca de 40 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação na Fundação CASA. Eles disputam nesta terça-feira (30), às 9h, as semifinais e a final do X Torneio Estadual de Futsal da Instituição.

As partidas acontecem no Ginásio Sacadura Cabral, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. No quadrangular estão os times dos CASAs Ônix, do Complexo da Vila Maria, de São Paulo; Praia Grande I, de Praia Grande; Laranjeiras, de Mogi Mirim; e Madre Teresa de Calcutá I, de Iaras.

Depois de mais de um ano e meio da decretação da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o Torneio é a primeira atividade pedagógica coletiva e presencial realizada com todos os cuidados ainda necessários para evitar a propagação do novo coronavírus.

“É a primeira final de um evento que mostrou a possibilidade de realizarmos as atividades externas com os adolescentes com segurança e continuidade dos cuidados sanitários”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

“Tudo isso também só foi possível por causa da vacinação dos adolescentes, além da ação do Governador João Doria para enfrentar a pandemia com o foco na ciência e em manter e salvar vidas”, acrescenta o secretário da Justiça.

Antes de chegar ao quadrangular final, os times passaram pelas eliminatórias nas suas etapas regionais e nas classificatórias da etapa estadual.

A equipe do CASA Ônix representa a Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO); o time do CASA Praia Grande I, a Divisão Regional Litoral (DRL); já o CASA Laranjeiras, a Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); e o CASA Madre Teresa de Calcutá I, a Divisão Regional Sudeste (DRS).

Em quadra, as equipes que jogaram foram as classificadas nas suas respectivas etapas regionais: CASA Laranjeiras, da Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); CASA Madre Teresa de Calcutá I, da Divisão Regional Sudeste (DRS); e CASA Sertãozinho, da Divisão Regional Norte (DRN).

As divisões regionais são administrações localizadas da Fundação CASA, responsáveis pela supervisão dos centros socioeducativos.

As partidas classificatórias foram a primeira parte da etapa estadual do Torneio. A segunda é na final do Torneio. A etapa estadual é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.

A 10ª Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reuniu adolescentes em internação em centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo.