CASA Itaquera encerra férias escolares com atividades diversificadas

Contato com os animais foi uma das ações de destaques para os adolescentes em internação

 

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Itaquera, na zona Leste da cidade de São Paulo, tiveram atividades pedagógicas diversificadas nas férias escolares de julho. Duas das ações envolveram contato com os animais: primeiro, ave, réptil, mamífero e inseto com o professor de biologia Márcio Fernando Pereira Lima; depois, dois cachorros da raça golden do Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (INATAA).

Com o INATAA, os jovens aprenderam como os cães podem ser utilizados como auxiliares em algumas terapias com os seres humanos, como os cães-guia para deficientes visuais. Por cerca de duas horas, a veterinária Cristiane Fraga e a adestradora Susan Schubert explicaram sobre cuidados básicos com os cães, conceitos básicos de adestramento e o mercado de trabalho na área.

Já com o biólogo, que atua como professor na rede pública estadual e em instituição de ensino particular, os jovens tiveram contato com animais que, na maioria das vezes, só viram nos livros: cobra, coruja, ratos, coelho, cobra, rã e baratas de diferentes espécies. Antes, o profissional falou sobre meio ambiente e sustentabilidade. “Adoro o meu trabalho”, destacou o biólogo.

Os debates sobre machismo e mercado de trabalho também estiveram presentes. O Coletivo “E Agora José” promoveu com os adolescentes uma roda de conversa sobre o impacto do machismo e do patriarcado sobre o gênero.

Enquanto isso, o professor Especialista em Currículo da Diretoria de Ensino Leste 4 Francis Réggis, que também é ator profissional, contou para os adolescentes na sexta-feira (28) sobre os desafios para se alcançar o sonho de trabalhar nas carreiras na dramaturgia e na docência, especialmente quando se é um homem negro, de origem pobre e morador da zona Leste da capital paulista.

“Uma das mensagens que ele (Fracis Réggis) deixou foi de ser necessário sonhar para poder realizar”, afirma o encarregado técnico do CASA Itaquera, Irwing Henrique da Silva. O ator já atuou em novelas, minisséries, peças teatrais, filmes e comerciais de televisão.

No mês em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 33 anos da promulgação, os jovens também ouviram músicas e cantaram com o Coletivo “O Samba Merece Respeito”, numa roda de samba comandada pelos músicos Thiago Bispo e Adriana Muniz.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP