CASA Osasco I tem palestra com Instituto MC Guimê

Rodrigo Dantas, irmão do rapper, falou sobre carreira, persistência e sucesso; Ação contou com promoção da prefeitura de Osasco

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco I, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, assistiram a uma palestra com Rodrigo Dantas, irmão do rapper MC Guimê, responsável pelo Instituto MC Guimê, que atua no município. Dantas discutiu os percalços para se consolidar uma carreira musical, o impacto da fama e ainda fez batalha de rimas com os jovens.

A ação, ocorrida na última quarta-feira (26) foi parte da programação de férias escolares do centro socioeducativo, que contou com promoção e apoio da prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Executiva da Infância e Juventude da Prefeitura de Osasco (SEIJ), em parceria com as secretarias Executiva de Política para Mulher e Promoção da Diversidade (SEMUD) e de Emprego, Trabalho e Renda (Setre).

Na próxima quinta-feira (03/08), às 14h, será a vez dos adolescentes internados no CASA Osasco II também passarem pela experiência. A programação promovida pelas secretarias ao longo de julho contou ainda com oficina de currículos, palestra sobre a comunidade LGBTQIAP+ e palestra sobre violência contra a mulher.

No próximo sábado, os dois centros socioeducativos da Fundação CASA ainda receberão atividade pedagógica sobre futebol americano com o time do Osasco Soldiers Futebol Americano.

Segundo a diretora do CASA Osasco I, Fabiane Valentim Koetz, Rodrigo Dantas contou sobre a trajetória de MC Guimê, nome artístico do músico Guilherme Aparecido Dantas, criado no município. Embora tenha começado na adolescência, o rapper precisou trabalhar formalmente por um período, conciliando com apresentações aos fins de semana.

A música de sucesso que catapultou sua carreira foi “País do Futebol”, lançada em 2014 em parceria com o cantor Emicida, durante a Copa do Mundo Fifa realizada no Brasil.

“O irmão do MC Guimê salientou a importância de manter foco na vida, na carreira que pretende construir, pois há muita ralação e nem tudo é ostentação”, explicou a diretora do CASA. “Foi uma desconstrução para os adolescentes, mostrando que nem tudo é glamour.”

A empolgação dos jovens com a discussão permaneceu na batalha de rimas que Dantas promoveu depois de sua palestra. Adolescentes cantaram suas músicas autorais e um deles chegou a impressionar o irmão do MC Guimê com sua performance.

Empregabilidade

Dois jovens internados no CASA Osasco I, com idades entre 17 e 18 anos e moradores de Taboão da Serra, assinaram na última segunda-feira (24) os contratos de trabalho como aprendizes no Programa de Apoio Profissional (PAP), da prefeitura de Taboão da Serra, operacionalizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDE).

Acompanhados de seus familiares e de servidores do centro socioeducativos, além de assinar os documentos, os jovens também conversaram com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Wanderley Bressan.

Enquanto ainda estiverem internados, os adolescentes trabalharão três dias por semana na Secretaria, em jornadas de quatro horas diárias, complementando a aprendizagem com cursos de qualificação. Eles receberão bolsa-auxílio. “A felicidade dos familiares na assinatura do contrato foi algo tocante”, contou Fabiane Koetz.

O Programa de Apoio Profissional se destina a pessoas em situação de vulnerabilidade. Nele, os participantes desempenham funções junto à Administração Municipal direta e indireta, além de participar de cursos profissionalizantes da Fábrica de Talentos.