CASA Itaquera celebra Dia Internacional da Mulher

Jovens participaram de discussões e elaboraram conteúdos em sala de aula, além de confeccionar lembranças para elas

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Itaquera, na zona leste da cidade de São Paulo, celebraram antecipadamente o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 08 de março, com discussão e elaboração de conteúdos em sala de aula, além de confeccionarem lembrancinhas.

A conscientização dos rapazes sobre a importância da data começou ainda em fevereiro, na semana anterior ao Carnaval, com o apoio direto dos professores da escola vinculadora local, a E.E. Professora Maria Ferraz de Campos. Cada etapa do ensino trabalhou o tema com a elaboração de painéis com os aprendizados.

Os docentes apresentaram, por exemplo, a história da data, surgida após os movimentos de luta pelos direitos das trabalhadoras russas, norte-americanas e europeias. Na aula de História, também conheceram sobre o incêndio na fábrica de camisas, nos Estados Unidos, que vitimou diversas trabalhadoras.

Nas aulas de Português e Inglês, os professores discutiram textos de personalidades do feminismo, como a ativista Angela Davis, que integrou os Panteras Negras, e Kamala Harris, a primeira mulher negra eleita vice-presidente dos Estados Unidos. Ainda houve releitura e caricatura de personalidades da luta pelos direitos femininos, como a escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir. Os adolescentes também escreveram acróstico.

Na Ciência, eles descobriram que elas foram responsáveis por descobertas e invenções importantes, como o DNA, o desenvolvimento de algoritmos para a conexão wi-fi, a criação da palheta de limpador de para-brisa, entre outros.

Ainda houve espaço na aula de Geografia para debater a desigualdade de oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho, ainda que o acesso delas tenha aumentado nos últimos anos. Com a resolução de exercícios de matemática, eles viram os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traduzirem a dificuldade do acesso delas a diversos setores da sociedade, como a política e altos cargos executivos.

Já a produção das lembrancinhas, com a participação de todos os jovens, foi conduzida pelas agentes educacionais Rosemeire Ibanez e Elizete da Costa, assim como a pedagoga Laís Papa Danieli durante cinco dias. Os rapazes produziram cerca de 120 lembrancinhas. Parte foi entregue às servidoras e no próximo sábado (11), durante a visita familiar, as mulheres serão homenageadas.