CASA Guarulhos realiza festa junina

Celebração típica acontece nesta sexta-feira (23), na quadra do centro socioeducativo para os jovens em internação e servidores

 

Bandeirinhas, chapéu de palha e outros objetos decorativos das comemorações típicas do mês de junho já enfeitam o CASA Guarulhos, na cidade da Região Metropolitana de São Paulo, para o arraial que adolescentes em internação e servidores prepararam para esta sexta-feira (23), a partir das 15h.

Na quadra do centro socioeducativo da Fundação CASA, jovens atendidos e funcionários confraternizam com comidas típicas, danças regionais, musicalidade e brincadeiras comuns do período, como tomba lata, pescaria, jogo de argolas, boca do palhaço e bingo.

Mais do que uma comemoração, toda a preparação para a festa teve conteúdo pedagógico e participativo envolvido. Como parte do currículo da educação escolar, ao longo do mês de junho, os professores da escola vinculadora, a E.E. Padre August Johannes Ferdinandus Stauder, discutiram em sala de aula as origens, o folclore e os costumes relacionados à celebração das festas juninas.

Tanto em sala de aula quanto em oficinas com a coordenadora pedagógica do CASA Guarulhos, Maria Juliana Passos Nascimento, e a agente educacional Josiani Barbosa, os adolescentes prepararam a decoração. Na montagem, tanto professores quanto servidores também colaboraram.

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Os jovens em internação seguem o calendário escolar e conteúdo programático da rede pública estadual, sendo que são matriculados em escolas públicas estaduais, chamadas de escolas vinculadores. As aulas são ministradas pelos professores dentro dos centros de atendimento.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP