CASA Chiquinha Gonzaga tem palestra sobre saúde da mulher

Enfermeira explicou às adolescentes em internação aspectos do corpo feminino e a importância da prevenção às ISTs

 

As adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Chiquinha Gonzaga, no bairro da Mooca, em São Paulo, assistiram nesta sexta-feira (13) a uma palestra sobre saúde da mulher, ministrada pela enfermeira Aleksandra Diniz Montanher, especialista em Gestão da Saúde e Saúde da Família.

Desde aspectos do corpo feminino até às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a profissional prendeu a atenção das jovens, assim como de servidoras que também participaram. Aleksandra trabalha como diretora de Enfermagem em um hospital público da capital paulista.

“Achei muito importante, porque precisamos conhecer nosso corpo, saber da nossa saúde”, disse Renata (nome fictício), de 18 anos, que está no 9º ano do Ensino Fundamental. A palestra aconteceu nos dois espaços do centro socioeducativo, com uma hora e meia de duração em cada.

A enfermeira discutiu também a prevenção à gravidez, em especial na adolescência; a necessidade do pré-natal; a evolução da gravidez; e as fases do desenvolvimento da criança – abordando as fases desde o nascimento – até a evolução do organismo da mulher na terceira idade.

Os métodos contraceptivos também foram apresentados e discutidos com as jovens, destacando a sua importância como meio para evitar a transmissão de ISTs.

“Conhecimento é poder, ainda mais quando se trata do nosso corpo”, afirmou a jovem Bárbara (nome fictício), de 18 anos, que estuda na 3ª série do Ensino Médio no CASA.

Na palestra, as jovens ainda sanaram diversas dúvidas, de forma interativa e com esclarecimentos pela enfermeira.

“Foi uma palestra muito interessante, pois é importante sabermos nos cuidar, como mulher”, avaliou a jovem Ana (nome fictício), de 18 anos. Ela cursa a 1ª série do Ensino Médio no centro socioeducativo.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP