CASA Caraguatatuba realiza Feira de Ciências

Adolescentes apresentaram experimentos e curiosidades, como as PANCs

Da vastidão do sistema solar às plantas alimentícias não-convencionais, conhecidas como PANCs, a Feira de Ciências promovida no CASA Caraguatatuba, no Litoral Norte paulista ontem (26), apresentou projetos desenvolvidos pelos adolescentes em internação e internação provisória entre os meses de agosto e outubro deste ano.

A Feira, realizada no espaço socioeducativo, trouxe experimentos, como a simulação da erupção de vulcão; maquete do sistema solar com uso de lâmpadas de led seguida de aulas curtas sobre as composições dos planetas rochosos e gasosos; exposição de hortaliças conhecidas como PANCs, com orientação sobre seus usos e benefícios à saúde; a elaboração de livro de receitas sobre o reaproveitamento dos alimentos; e até mesmo folders sobre o consumo consciente, que serão distribuídos às famílias no final do ano.

A iniciativa envolveu adolescentes em internação, que estão no Ensino Médio e no Ensino Fundamental – Anos Finais, e mesmo da internação provisória, dentro do Projeto Explorando o Currículo (PEC), além dos professores da educação escolar pertencentes à E.E. Ismael Iglesias, a escola vinculadora local.

“A Feira de Ciências proporciona oportunidades de aprendizado, conscientização ambiental e o desenvolvimento de habilidades diversas num contexto multidisciplinar”, explica o diretor do CASA Caraguatatuba, Emerson Stocco. “É uma breve demonstração sobre a capacidade desses adolescentes e como podem contribuir de forma positiva para a sociedade como multiplicadores do conhecimento.

Os projetos buscaram mostrar alguns dos aprendizados dos jovens no segundo semestre de 2023.

A partir de agosto, durante as aulas da educação escolar, os temas foram debatidos. Depois, houve pesquisas complementares na internet e na biblioteca local, além de assistirem a documentários e reportagens. Entre os jovens em internação, as propostas englobaram as disciplinas das áreas de Linguagens e suas Tecnologias e de Matemática e Ciências da Natureza.