Anita Garibaldi promove capacitação para atendimento ao Público LGBTQI+

Servidores participarão, ao longo do mês de julho, de uma série de ações voltadas ao atendimento socioeducativo dessas pessoas

Os profissionais do CASA Anita Garibaldi participarão, durante o mês de julho, de uma série de ações voltadas ao atendimento socioeducativo do público LGBTQI+.

O destaque dessa programação fica por conta do curso “Gênero, Sexualidade e Justiça Criminal”, realizado através do projeto Passagens da ONG Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade. O objetivo do curso, realizado de forma virtual, é abordar o atendimento para o Público LGBTQI+, em especial aos transexuais, que esteja privado de liberdade.

O curso foi oportunizado por meio de uma articulação do centro com o Ministério Público de Cerqueira César, através da promotora, Carolina Augusto Juliotti. Para dar início às ações de capacitação, os servidores participarão de uma conversa por vídeo-chamada com a defensora pública, Vanessa Vieira.

Na sequência, ao longo do mês de julho, serão realizados cinco encontros formativos, abordando assuntos como gênero e sexualidade, movimento social LGBTI+, violência, ação policial, tratamento penal e Resolução 348 CNJ. Todos os tópicos serão acompanhados por estudos de caso e compartilhamento de experiências entre todos.

A ONG Somos desenvolve ações de Direitos Humanos com foco em implantar parâmetros de tratamento penal para pessoas LGBTI+, estipulados pela Resolução 348 do Conselho Nacional de Justiça. O projeto Passagens, inclusive, já promoveu ações junto à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE) para trabalhar essas questões.

De acordo com o diretor do CASA, Maurício Vilas Boas Vilela, a capacitação é uma forma de avançar no debate e conscientização sobre esse tema. “Queremos aprimorar o atendimento ao público trans e firmar parcerias que possam auxiliar nesse processo”, concluiu.