240 jovens da Fundação CASA participam do II Torneio Estadual de Xadrez Online

Adolescentes iniciam competição nesta sexta (05), por meio de plataforma virtual, a partir das 14h

Tempo contado, estratégia em mente e interação por meio da tela do computador para tentar ganhar a partida. Desta forma, 240 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA participam, nesta sexta-feira (05), às 14h, do II Torneio Estadual de Xadrez Online, realizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp).

Pelo segundo ano, por causa da pandemia da Covid-19, a Instituição realiza a versão virtual do seu tradicional Torneio de Xadrez, que já teve 15 edições. Os jovens estão internados em 83 centros socioeducativos de 38 municípios em todo o Estado.

Segundo o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, o Torneio promove momentos de integração, descontração e competitividade. “Por meio do jogo de xadrez, preparamos os jovens para que sejam capazes de tomar decisões acertadas e que envolvam o raciocínio rápido, assim como o respeito às regras”, explica o secretário da Justiça.

Os jovens representam centros socioeducativos das oitos divisões regionais da Fundação CASA. As partidas acontecem por meio da plataforma virtual e gratuita chess.com. O torneio utiliza o sistema suíço para a classificação. Cada administração localizada é responsável por supervisionar um conjunto de centros de atendimento socioeducativo.

Os jogadores seguem as regras e a pontuação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em inglês). Segundo o regramento da Federação, cada vitória soma um ponto; o empate, meio ponto (0,5); e a derrota é igual a zero.

A cada partida e rodada, a própria plataforma calcula a pontuação, elencando os competidores na sua respectiva classificação. No final do Torneio, quem tiver maior pontuação será o vencedor ou vencedora.

Nesta etapa estadual, os 20 primeiros colocados receberão medalhas e o centro socioeducativo campeão levará o troféu. A etapa estadual do Torneio é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.

Os jovens participantes estão internados nas cidades de São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Guarujá, Praia Grande, São Vicente, Peruíbe, Atibaia, Arujá, Caraguatatuba, Itaquaquecetuba, Jacareí, São José dos Campos, Lorena, Guarulhos, Franco da Rocha, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, Araçatuba, Presidente Bernardes, Marília, Lins, Mirassol, São José do Rio Preto, Irapuru, Ribeirão Preto, Araraquara, Sertãozinho, São Carlos, Taquaritinga, Bauru, Botucatu, Cerqueira César, Iaras e Sorocaba.