Adolescentes da Semi de São José dos Campos visitam exposição fotográfica

No mês da Consciência Negra, atividade pedagógica é parte das discussões sobre a questão racial entre os jovens

Com o objetivo de discutir a questão racial durante as atividades desenvolvidas na cidade de São José dos Campos, no mês da Consciência Negra, a direção do centro socioeducativo de Semiliberdade de São José dos Campos levou nesta quinta-feira (04) um grupo de três adolescentes para ver a “Exposição Fotográfica Cansei”, da fotógrafa Larissa Isis.

A mostra aconteceu na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, da cidade de São José dos Campos. Além dos adolescentes, também visitaram a exposição as servidoras Jordhana Maria Claro Cabral e Maria de Jesus Rodrigues. A equipe da Fundação CASA foi recebida pela Edna Gomes, do departamento de Igualdade Racial da prefeitura.

Para Marcos Valdir Silva, diretor do CASA Semiliberdade de São José dos Campos, a visita à exposição irá continuar, para contemplar outros adolescentes e servidores. “A nossa finalidade é discutir a questão racial, pois existe um preconceito muito grande em todo o mundo, além de conscientizar a todos para combatermos este mal que assola todo o nosso país”, ressaltou Marcos Valdir.

Exposição fotográfica “Cansei”

As 18 fotos retratam a experiência de ser mulher negra na sociedade brasileira. Cada uma conta qual é o seu cansaço, usando apenas uma lousa com frases tipo: “Cansei de me chamarem de morena. Sou negra”.

Os retratos são acompanhados de QR Codes que levam aos depoimentos sobre a luta destas guerreiras contra o preconceito. “Com o projeto Cansei, meu objetivo é dar visibilidade e voz para as mulheres negras. Através destas fotos, quero sensibilizar e conscientizar as pessoas de que temos que respeitar as diferenças e que todos temos que ser tratados como iguais”, disse a fotógrafa.