176 jovens da Fundação CASA prestam vestibulinho para Etec no domingo (04)

Adolescentes em internação e semiliberdade tentam vagas no ensino técnico; Número de inscritos é 30% maior que o semestre passado

Em busca de cursar uma formação técnica para aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho, 176 adolescentes em internação e semiliberdade em 64 centros socioeducativos na Fundação CASA, localizados em 36 cidades, foram inscritos para prestar o vestibulinho para a Escola Técnica Estadual (Etec) no próximo domingo (04). As provas presenciais começam às 13h30.

O número de jovens atendidos na Instituição inscritos é 30% maior comparado ao semestre passado, quando 135 adolescentes internados foram inscritos. Os aprovados ingressam no ensino técnico a partir do segundo semestre de 2023.

Todos concorrerão às vagas no ensino técnico em diferentes áreas, como administração, tecnologia, recursos humanos, logística, saúde, turismo, finanças e agronegócio. Ao todo, foram 27 opções de cursos entre os inscritos.

Os jovens inscritos cumprem medida socioeducativa em centros da Fundação CASA nos municípios de São Paulo (39 inscritos), Osasco (4), Franco da Rocha (16), São Bernardo do Campo (3), Diadema (4), Arujá (7), Itaquaquecetuba (1), Atibaia (4), Mongaguá (2), Peruíbe (5), São Vicente (3), Guarujá (4), Praia Grande (5), Ribeirão Preto (4), Franca (4), Taquaritinga (3), São Carlos (2), Lorena (2), Jacareí (5), Caraguatatuba (2), São José dos Campos (6), Taubaté (1), Cerqueira César (3), Iaras (5), Sorocaba (3), Bauru (1), Campinas (6), Limeira (3), Mogi Mirim (1), Piracicaba (4), Irapuru (6), Lins (8), Araçatuba (2), São José do Rio Preto (4), Mirassol (2) e Marília (2).

“O ensino técnico proporciona um diferencial para os adolescentes tentarem a inserção no mercado de trabalho, procurando traçar um novo futuro e mesmo complementar sua formação cidadã”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

O Centro Paula Souza (CPS) é a autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pelas Etecs e Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Para a seleção do segundo semestre deste ano, a CPS concedeu isenção da inscrição para os jovens atendidos na Fundação CASA, na parceria institucional entre os órgãos. O Centro Paula Souza é uma autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

No primeiro semestre deste ano, 24 adolescentes da Fundação CSA foram aprovados nos processos seletivos para as Etecs e Fatecs.