Jovens do CASA Lorena se capacitarão em cursos da prefeitura
Profissionais que ministrarão os cursos, como o barbeiro Binho Barber, se apresentaram e conversaram com os futuros alunos
Olhares e ouvidos atentos de adolescentes em internação no CASA Lorena, no Vale do Paraíba, sobre a experiência profissional e como uma profissão ajudou a traçar um futuro aparentemente inimaginável, como o do barbeiro Binho Barber que, em Portugal, atendeu a jogadores de futebol de clubes europeus.
Assim foi o bate-papo inaugural, na última segunda-feira (29), entre os jovens da Fundação CASA e os profissionais que ministrarão os quatro cursos oferecidos pela prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Juventudes – barbeiro, garçom, musicalidade e barman/bartender.
Cada curso terá duração de até três meses, com aulas semanais de duas horas e cinco minutos cada no próprio centro socioeducativo. Os adolescentes serão divididos em turmas, cada qual direcionada a uma formação, escolhida conforme preferência do jovem e disponibilidade. A previsão é que as aulas comecem na segunda quinzena de junho.
Durante cerca de 40 minutos, o secretário de Juventudes, Daniel Marques Aquino; Binho Barber, que ensinará o ofício de barbeiro; e o professor do curso de garçom, Samuel Moises Ribeiro, conversaram com os adolescentes sobre a importância da capacitação para inserção no mercado de trabalho, assim como as chances existentes na região.
“O Binho Barber enfatizou a importância de os adolescentes atendidos por nós valorizar as oportunidades que a vida oferece diariamente, dedicando-se ao máximo ao curso, pois ele mesmo estava muito motivado em ensinar”, contou o diretor do CASA Lorena, Renato Vagner de Oliveira.
Nascido em Lorena, Binho Barber começou a cortar cabelos em 1999 e, em 2010, se mudou com a família para Portugal, onde conseguiu, com o tempo, se estabelecer profissionalmente. No seu salão em terras europeias, já chegou a atender jogadores como Douglas Costa e Montijo, além do ex-goleiro espanhol Casillas.