UNICASA realiza live sobre os 10 anos do Estatuto da Juventude

Evento com o diretor de Políticas Públicas Transversais de Juventudes da SNJ acontece na quarta (23), às 14h

Para celebrar os dez anos de sanção do Estatuto da Juventude, a Lei nº 12.852/2013, a Fundação CASA, por meio da Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA), realiza na próxima quarta-feira (23), às 14h, uma live com Nilson Florentino Júnior, diretor de Políticas Públicas Transversais de Juventudes da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), da Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR).

O objetivo é refletir sobre avanços, desafios e perspectivas da legislação e sua influência sobre as políticas públicas para essa etapa da vida. A transmissão será pela plataforma Microsoft Teams, cujo link está disponível aos servidores na Intranet.

O Estatuto da Juventude dispõe sobre os direitos dos jovens – pessoas com idades entre 15 e 29 anos –, assim como os princípios e diretrizes das políticas públicas da área e o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).

Durante cerca de uma hora e meia, Florentino Junior discutirá a importância da adoção de um marco legal que não só definiu juventude também como sujeito de direitos, como também instrumentalizou a formação de políticas públicas específicas e possibilitou a participação social dos jovens para o fortalecimento da democracia.

O momento também será para os desafios para o Estado reconhecer, em matéria de políticas públicas, essa etapa da vida e compreender as diversidades e peculiaridades desse público. A live ainda é comemorativa ao Dia Nacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto.

Para os servidores que participarem, serão fornecidos certificados pela UNICASA. Durante a live, um link será disponibilizado por meio do chat da plataforma Microsoft Teams para preenchimento dos dados.

Sobre o palestrante

Nilson Florentino Júnior possui licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas e Sociais, pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), localizada na cidade de Mossoró, no interior do estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é mestrando do Programa de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).