Sandro Dias, o Mineirinho, conversa com jovens em internação na Fundação CASA

Hexacampeão mundial do skate contou sua trajetória, incentivou-os a sonhar e mostrou manobras para adolescentes do CASA Juquiá, em São Paulo

Olhares de admiração, ouvidos atentos e concentração nos ensinamentos marcaram a tarde da última sexta-feira (15) para 31 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, durante o bate-papo que tiveram com o hexacampeão mundial de skate vertical, Sandro Dias, o Mineirinho, seguido de uma amostra de manobras do vasto repertório do skatista, profissional há 28 anos.

No diálogo com os jovens, Mineirinho contou sua história de 48 anos de vida, desde o seu primeiro contato com o skate na infância até se tornar profissional e campeão, mas sem deixar de lado os estudos e um estilo de vida saudável. O hexacampeão ainda incentivou os jovens a seguir seus sonhos. “A vida é muito boa para viver. O esporte ajuda a se desenvolver melhor, independentemente da escolha que fizer para o futuro”, destacou Dias.

A visita ao centro socioeducativo da Fundação CASA foi viabilizada pelo skatista e fotógrafo Hélio Greco, que ministra voluntariamente oficina de skate para os jovens do CASA Juquiá desde o início de 2023. Atualmente, 11 dos 31 jovens que participaram do bate-papo frequentam a oficina de skate com Greco.

Mineirinho lembrou seu início, por volta dos dez anos de idade, depois de ganhar de presente de Natal um skate. Começou sentado no shape (a tábua do skate), empurrado por um amigo. Com o tempo, aprendeu a andar sozinho e, dali em diante, evoluiu, colecionando manobras nas pistas de skate em Santo André, sua cidade natal, e São Bernardo do Campo. Ao mesmo tempo, porém, precisou enfrentar obstáculos que iam além das pistas e manobras.

“Sou de uma época em que havia muito preconceito com skatistas, pois éramos vistos como moleques de rua, desocupados”, lembrou Dias. “Só que, mesmo andando de skate, eu sempre estudei, cumpri meus compromissos com os meus pais, e até me formei na faculdade quando já atuava como profissional no skate”, completou. Mineirinho é graduado em Administração de Empresas e utiliza sua formação hoje para tocar, junto ao sócio, as empresas que possui no ramo esportivo.

De acordo com o skatista, os resultados positivos que obteve na sua carreira resultam das escolhas corretas que fez ao longo da vida, sempre visando a algum objetivo.

“Depois que me profissionalizei no skate, me mudei para os Estados Unidos, onde continuei a percorrer um caminho mais saudável, disciplinado, de cuidado com o meu corpo, pois eu precisava estar bem para conseguir fazer as manobras”, relatou Mineirinho. “Logo, não dava para ficar usando drogas ou me envolver com coisas ilícitas”, afirmou.

Na carreira profissional, Mineirinho coleciona diversos títulos. Venceu por seis vezes o campeonato mundial de skate vertical, é tricampeão europeu e foi duas vezes campeão brasileiro. Entre 1999 e 2019, participou de todas as edições dos X Games, tendo conquistado dez medalhas.

Ao final, Sandro Dias deu uma amostra do seu talento sobre o skate, ensinando algumas manobras aos adolescentes, que também demonstraram o que aprenderam durante as oficinas com Hélio Greco.