Rei Destemido do CASA Juquiá faz intercâmbio enxadrístico em instituto de Taboão da Serra

Cinco adolescentes do Clube de Xadrez do centro socioeducativo jogaram com crianças atendidas no Instituto José Zimerman

Cinco adolescentes em internação que compõem o Rei Destemido Clube de Xadrez (RDCX) do CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, participaram de um intercâmbio enxadrístico com 19 crianças atendidas no Instituto José Zimerman.

As partidas foram disputadas na última sexta-feira (08) na sede no Instituto, em Taboão da Serra, como meio de proporcionar tanto a troca de experiências e da prática esportiva quanto proporcionar o convívio comunitário durante a execução da medida socioeducativa. No final, houve confraternização com as crianças no refeitório a instituição, seguido de momento de descontração na quadra local.

“Reunir crianças e adolescentes em volta de um tabuleiro de xadrez é algo fantástico e extremamente enriquecedor”, afirmou o agente educacional Cícero Tavares, do CASA Juquiá, responsável por fundar o Rei Destemido e orientar os adolescentes. “Será um dia que ficará em nossas memórias.”

“O Clube nasceu para criar laços de união entre os jovens para que cresçam juntos em todos os aspectos e ainda sirvam de referência para os outros adolescentes que participam das oficinas semanais de xadrez que realizamos”, explicou Tavares.

Há algum tempo os adolescentes que integram o Rei Destemido realizam intercâmbios enxadrísticos. Já jogaram partidas com jovens em internação no atendidos em centro socioeducativo da Fundação CASA em Praia Grande, com outros praticantes do esporte na Fábrica de Cultura Vila Curuçá, em São Paulo, e estiveram por duas ocasiões na Escola de Xadrez Antônio José França Garcia, mantida pela prefeitura de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo.

Os jovens do Clube de Xadrez ainda recebem regularmente mestres enxadristas da Associação Desportiva Atleta Rei, dedicada a fomentar a modalidade no Estado de São Paulo.

O Instituto José Zimerman atua com crianças de 7 a 12 anos, moradoras de Taboão da Serra, com a missão de estimular o raciocínio lógico, utilizando atividades socioeducativas diversificadas, como a aprendizagem do xadrez.