Jovens do CASA Araçatuba ficam entre as duas mil melhores equipes de SP na 16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

Competição se iniciou com 51 mil equipes de todo o país; centro socioeducativo da Fundação CASA é o primeiro da região a avançar para a quarta fase online da competição

Um trio de adolescentes que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Araçatuba alcançou um marco impressionante na 16ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), se consagrando entre as duas mil melhores equipes do estado de São Paulo. Este feito torna o CASA Araçatuba o primeiro da região a chegar na quarta fase online da competição.

Na classificação geral, os jovens da unidade figuraram entre as 12 mil melhores equipes de todo o Brasil. A Olimpíada, que inclui seis fases online e uma final presencial, está atualmente em sua quinta fase. Somente as 200 melhores equipes do país avançarão para a fase final.

A primeira fase da Olímpiada teve início no dia 13 de maio, com a participação de 51,2 mil equipes de todo o Brasil. O estado de São Paulo começou a competição com 13.368 equipes. As fases consistem em uma prova online e uma tarefa-desafio.

No CASA Araçatuba, o trio, que é estudante do ensino médio, foi orientado pelo professor de história do ensino formal, Fabrício Atoguia. Além das aulas regulares, Atoguia conduziu uma oficina especial para reforçar os estudos dos adolescentes e esclarecer dúvidas, como explica o coordenador pedagógico da unidade, Claudioni Colevatti.

“Conforme as fases avançavam, o professor sentiu a necessidade de trabalhar os conteúdos da prova e as tarefas fora do horário escolar. Na última fase, Fabrício veio três vezes por semana para estudar com os adolescentes, dada a dificuldade das questões e tarefas”, destacou o coordenador.

O entusiasmo dos jovens cresceu ao longo da competição. “Foi impressionante ver o desenvolvimento dos adolescentes, eles adoraram”, acrescenta o coordenador.

Com o sucesso alcançado, outros jovens também se sentiram motivados. “Já estamos discutindo a participação na competição no segundo semestre e a criação de um grupo de estudos focado na História do Brasil”, conclui Colevatti.

Este resultado destaca a dedicação e o potencial dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação CASA, que atua para promover um ambiente de aprendizado e superação, focando na mudança de futuro.