Jovens do CASA Osasco I abrem Fórum sobre erradicação do trabalho infantil promovido pela prefeitura

Adolescentes apresentaram músicas brasileiras e emocionaram público; 12 de junho é Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

 

Oito adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco I, no município da Região Metropolitana de São Paulo, abriram ontem (11/06) o Fórum “O Trabalho Infantil que Ninguém Vê”, evento promovido pela prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva.

O evento ocorreu na véspera do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste 12 de junho. A data foi instituída em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando se apresentou o primeiro relatório global sobre o problema durante a Conferência Anual do Trabalho.

Acompanhados da encarregada administrativa do CASA, Suellen Arcanjo, ao violão, e ainda tocando instrumentos de percussão e violino, os jovens cantaram as músicas “O Sol”, da banda Jota Quest, o refrão da canção “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana, e a música “O Sol”, do cantor e compositor Vitor Kley.

Foram dez minutos de apresentação acompanhados de coro e palmas da plateia, formada por conselheiros tutelares, organizações do terceiro setor, sociedade civil e empresas parceiras.

De acordo com a diretora do CASA, Fabiane Valentim Koetz, os garotos ensaiaram durante uma semana, duas horas diárias, para não só mostrar o aprendizado musical que tiveram durante as aulas das oficinas de percussão do Projeto Guri, como também para colocar suas vozes no tema.

Para o adolescente Hugo (nome fictício), de 17 anos, morador de Osasco, cantar para o público foi uma superação. “Foi difícil, me tremi todo ao subir no palco, mas me diverti e fiquei muito feliz em poder me apresentar, pois desde pequeno gosto de cantar”, confidenciou o rapaz.

O Fórum discutiu a necessidade de se erradicar o trabalho infantil, um desafio global, bem como as iniciativas locais existentes para retirar crianças e adolescentes de situação de exploração do trabalho, por meio de ações coordenadas envolvendo diversos setores, como equipes da abordagem, acolhimento, canais de denúncia e mobilização de empresas parcerias.

 

Com informações da Prefeitura de Osasco

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP