Osasco I tem reunião de família com membros do COMPOD

Foco do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas foi informar sobre os serviços locais disponíveis

A família é a primeira a observar e enfrentar as consequência da dependência química quando o uso de drogas se instala entre um de seus membros. Na última sexta-feira (24/02), familiares de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco I, em Osasco, participaram da reunião mensal do centro socioeducativo e um dos temas debatidos foram as drogas ilícitas.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD) de Osasco, Rafael Alves, e o secretário-executivo do COMPOD, Claudino Alves, estiveram no encontro para apresentar as funções do Conselho e os serviços públicos locais disponíveis para auxiliar dependentes químicos e seus familiares.

Em Osasco, a estratégia é utilizar políticas públicas de saúde mental para tratar dependentes químicos, seja por drogas, álcool ou outras substâncias.

Há Centros de Atendimento Psicossocial com psicólogos, terapias e outras ferramentas para lidar com o problema, uma vez que muitos cidadãos não possuem condições financeiras para financiar tratamento em clínica de recuperação.

A reunião de família contou ainda com um momento de reflexão sobre a imposição de limites na educação e desenvolvimento dos filhos, com professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).