Jovens do CASA Tamoios visitam Museu Interativo de Ciências

Iniciativa da prefeitura de São José dos Campos segue formato do Museu Catavento, da capital paulista

Três adolescentes de 17 anos que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos, visitaram na última terça-feira (28/02) o Museu Interativo de Ciências (MIS), iniciativa da prefeitura que incentiva o visitante a compreender melhor a natureza e o uso da ciência e tecnologia em favor da humanidade.

O MIC é espaço cultural que segue o modelo do Museu Catavento, da cidade de São Paulo, um museu interativo dedicado às ciências, cujo princípio é incentivar o aprendizado aliado à diversão.

Durante duas horas e meia, em visitação guiada, os três jovens tocaram experimentos e acessaram exposições que contabilizam mais de 50 atrações. As atividades também aludiram a aprendizados que tiveram nas aulas das disciplinas do Ensino Médio que cursam no centro socioeducativo.

Segundo o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa, as atrações preferidas dos adolescentes foram o planetário e os fósseis. “Eles ainda acharam muito interessante saber o próprio peso caso estivessem no planeta Netuno”, comentou o diretor.

O Museu apresenta, dentre outros atrativos, bolhas esculturais, trem da inércia, canhão de fumaça, bolha cilíndrica e a máquina eletrostática de Wimshurst, uma réplica do gerador elétrico de alta voltagem desenvolvido pelo engenheiro e inventor britânico James Wimshurst no século XIX.

A visitação dos jovens foi acompanhada pelo agente de apoio socioeducativo Emerson Vicente e o agente educacional Vagner Paulo.