Nas férias escolares, CASA Tamoios realiza batalha de rimas e discute empreendedorismo

Adolescentes em internação cantaram com MC’s e assistiram à palestra com empreendedor de São José do Campos

As férias escolares dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos, envolvem desde batalha de rimas com MC’s da região, realizada na última sexta-feira (21), com direito aos jovens cantando, à discussão do empreendedorismo como meio de vida.

Uma ideia, um pequeno investimento e o desejo de ser dono do próprio tempo. Esses foram alguns passos que o empreendedor William dos Santos Moreira, de São José dos Campos, seguiu para se enveredar no negócio próprio na área de eventos e entretenimento e contou aos jovens durante palestra na última quinta-feira (20).

A batalha de MC’s contou com mestres de cerimônia do cenário do rap de São José dos Campos, como o MC Nicolas Machado, MC Vicente Blood, Dery, Kalicalu, Faraó MC, Aquila França e Marcelo Munhoz, todos do cenário do rap de São José dos Campos.

Os rappers demonstraram a criatividade, a versatilidade e a desenvoltura que um MC precisa ter em uma batalha de rima. “É uma atividade cultural muitas vezes é marginalizada, mas que requer respeito, organização, parceria e cumplicidade, promovendo a união entre os participantes, a interação com a plateia e o cuidado com quem está no entorno”, afirmou o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa.

Os adolescentes também cantaram na batalha, além de dialogar sobre a realidade de cada MC, pois nenhum deles ainda consegue viver exclusivamente da música, precisando atuar no mercado de trabalho para obter outra fonte de renda.

A organização da batalha de rimas contou com articulação do setor pedagógico do CASA, com auxílio do arte-educador Carlos Eduardo Galvão, do GADA, que atua na oficina de rap no centro socioeducativo.

Empreender

Na sua palestra, o empreendedor William dos Santos Moreira explicou que deixou a estabilidade de um emprego “com carteira assinada” para investir no seu desejo de independência e como cresceu após ter de enfrentar a pandemia da Covid-19.

Tudo começou em 2018, quando comprou uma cama elástica, que passou a alugar para alguns eventos na região. Em 2020, com a pandemia, o distanciamento social e o cancelamento de eventos, precisou parar o empreendimento e retornar ao mercado de trabalho como empregado.

Porém, depois da vacinação e a retomada da circulação de pessoas e realização de eventos, Moreira viu a chance de retomar seu negócio no início de 2022. Ele investiu ainda mais com a aquisição de equipamentos, como cabine e totem de fotos instantâneas e uma plataforma 360º que grava vídeos, todas disponibilizadas para locação em casamentos, aniversários, festas de empresas, dentre outros tipos de eventos.

Adolescentes, servidores e a mãe de um jovem que estava em visita programada no CASA Tamoios experimentaram a plataforma 360º. “Todos se divertiram e conheceram uma nova vertente que pode ser uma boa fonte de renda”, disse o diretor do CASA Tamoios.

Nesta segunda-feira (24), como parte a programação do fim das férias escolares, os adolescentes em internação têm workshop Rap na CASA e sarau de poesia, discutindo a cultura hip hop. A ação cultural conta com os músicos Germano Rapper, DJ Buiu (Big Mike), Shino e Nomede e MC Gusta, além da poetisa Yasmin Amaral.