Mural no Complexo da Fundação CASA no Brás retrata “Ser em Expansão”

Artista André Firmiano representa o ser humano da infância ao amadurecimento; obra é parte do edital do Museu de Arte de Rua

Silhuetas, bustos e corpos inteiros afrodescendentes representam da infância ao amadurecimento do ser humano no mural que o artista André Firmiano pintou no muro do Complexo da Fundação CASA, no bairro do Brás, na capital paulista, onde hoje são atendidos adolescentes autores de ato infracional em sete centros socioeducativos. O artista pintou o mural ao longo do mês de setembro.

A obra, intitulada “Ser em Expansão”, se encontra na esquina das ruas Alegria e Domingos Paiva, próximo à estação Brás do Metrô, e faz parte do edital 2022 do Museu de Arte de Rua (MAR), da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Os passageiros que utilizam a linha 10, Turquesa, da CPTM, entre as estações Brás e Mooca, e os transeuntes podem admirar cotidianamente a intervenção artística.

O mural traz, de forma lúdica, a linha temporal do desenvolvimento humano. O artista retrata a maturidade, tema em que ele inscreveu sua proposta, selecionada no edital da Secretaria Municipal de Cultura. Na seleção, a prefeitura propôs sete temas conceituais: infância e juventude, LGBTQIAP+, maturidade, mulheres e negritude, povos originários e trabalhadores.

De acordo com Firmiano, ao escolher o tema maturidade, imediatamente o artista pensou em retratar, por meio do grafite, as etapas do desenvolvimento humano, da sua infância à vida adulta, a partir da visão que contemplasse adolescentes em internação na Fundação CASA, assim como servidores. A opção não foi aleatória.

“Eu trabalhei muitos anos como arte-educador em centros da Fundação CASA nas zonas Leste e Norte da cidade, ensinando diferentes linguagens. Convivi com jovens e servidores, suas realidades, desafios e limites para divulgar suas obras realizadas nas aulas, por causa da proteção legal”, explica Firmiano. “Com o painel, quis ressignificar essa etapa da minha história, mostrar quem são as pessoas que estão lá dentro (da Fundação CASA) e o trabalho da Instituição.”

O artigo 143 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a divulgação de atos, nomes (incluindo iniciais) e informações sobre adolescentes que cumprem medida socioeducativa, seja em regime fechado, como na Fundação CASA, seja em regime aberto, como aqueles em liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade.

Para o artista, o painel revela traços intimistas e emancipatórios, tendo a liberdade e a dignidade como forças motoras para formar jovens preparados para os desafios do mundo. Isso pode ser percebido, por exemplo, no retrato do jovem negro lendo livro presente na obra.

“O ‘Ser em Expansão’ é uma obra que parte do sensível e alcança quem se identifica também com os desafios dos problemas estruturais, sociais e culturais da nossa sociedade”, conclui Firmiano.

A seleção para o MAR

O Edital de Concurso para Contratação de Propostas Artísticas 2022 para o Museu de Arte de Rua foi aberto pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo e recebeu as proposições de artistas de diferentes partes do Brasil, com para intervenções de arte urbana que envolvessem grafite, estêncil, cartazes, lambe-lambe e fotografias instalados em paredes de cinco regiões distintas do município.