Fundação CASA realiza estadual do III Torneio de Basquete 3×3

Competição reúne 16 equipes, de masculino e feminino, em jogos no Mini Ginásio do Ibirapuera na quinta (28)

A Fundação CASA promove na próxima quinta-feira (28), a partir das 8h30, no Mini Ginásio do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, a etapa estadual do III Torneio Estadual de Basquete 3×3, que reunirá cerca de 65 adolescentes em internação, de 16 equipes masculinas e femininas de 15 centros socioeducativos de 11 cidades paulistas.

O basquete 3×3 é uma modalidade que varia do basquete tradicional, em que dois times, formados por três jogadores cada, jogam a partida em meia quadra e apenas uma cesta. O esporte estreou como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio 2020, ocorrido em 2021 devido à pandemia de Covid-19.

“Trata-se de um esporte urbano muito popular e nossos profissionais de Educação Física foram orientados a abordar a modalidade não só de forma procedimental, mas também trazendo o seu contexto histórico, social e ético”, explica o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

Em quadra, 13 times do masculino disputam os troféus em duas categorias: na infantil, destinada à faixa etária de 12 a 15 anos, são cinco equipes concorrentes; e na juvenil, para jovens de 16 a 21 anos incompletos, com oito equipes. Já três times tentam o título no feminino, que tem categoria única.

Os times, com média de quatro integrantes cada, representam as oito divisões regionais da Fundação CASA, administrações localizadas responsáveis pela supervisão do atendimento nos centros socioeducativos.

Na categoria infantil masculino jogam as cinco equipes dos CASAs Rio Tâmisa, de São Paulo, representante da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE); Osasco II, de Osasco, representando a Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO); Santo André I, de Santo André, vinculado à Divisão Regional Litoral (DRL); Novo Tempo, de Franco da Rocha, representante da Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); e Araraquara, representando a Divisão Regional Norte (DRN).

Já na categoria juvenil masculino, os oito classificados regionais foram times de jovens internados nos CASAs Topázio (DRMSE) e Paulista (DRMNO), da capital; Santo André I (DRL); Rio Piracicaba, de Piracicaba, representante da DRMC; Franca, representando a DRN; Rio Dourado, de Lins, classificado pela Divisão Regional Oeste (DRO); Três Rios, de Iaras, representante da Divisão Regional Sudoeste (DRS); e Arujá, supervisionado pela Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP).

Na categoria feminina, as três equipes vêm dos CASAs Chiquinha Gonzaga e Feminino Bom Retiro, na capital, pertencentes à DRMSE; e o CASA Anita Garibaldi, de Cerqueira César, representando a DRS.

Pela dinâmica da competição, todas as equipes jogarão entre si, mas de forma distinta. No infantil masculino e no feminino, serão grupos únicos, enquanto o juvenil masculino será dividido em dois grupos, com quatro times cada.

Nas duas categorias do masculino, quatro equipes seguirão para as semifinais e finais: as quatro mais bem colocadas do grupo único do infantil e as duas melhores colocadas de cada um dos dois grupos do juvenil. Nas duas categorias, as semifinais e finais contarão com partidas únicas para definir os três primeiros colocados.

No feminino, entretanto, a definição das três primeiras colocações será por pontos, após a disputa entre todas as equipes. Todos os vencedores receberão troféus, além de medalhas para os três primeiros colocados.

O Torneio

Na Fundação CASA, o basquete 3×3 é palco da terceira edição do Torneio Estadual, que envolveu cerca de 620 adolescentes internados em 62 centros socioeducativos em todo o Estado de São Paulo.

A organização da etapa estadual está a cargo da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA.