Morro Azul vence regional do Torneio de Damas

Dois jovens conquistaram a primeira e a terceira classificação na etapa da DRMC

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Morro Azul, em Limeira, conquistaram a primeira e a terceira classificação na etapa regional do I Torneio Estadual de Damas Online da Fundação CASA. A disputa foi realizada na sexta-feira (19/03) nos centros socioeducativos.

O torneio envolveu 36 adolescentes em internação em 12 centros da Instituição localizados nas cidades de Campinas, Limeira, Mogi Mirim, Rio Claro, Piracicaba e Franco da Rocha, administrados pela Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC).

O segundo lugar ficou com um jovem do CASA Novo Tempo, localizado no município de Franco da Rocha.

Nesta etapa, das 20 vagas destinadas à divisão regional, os jovens de Limeira conquistaram 5 – CASA Morro Azul com quatro classificados e CASA Limeira com um.

Adolescentes internados em Campinas levaram 7 vagas – CASA Maestro Carlos Gomes com três vagas; CASA Campinas com dois; e CASAs Jequitibá e Andorinhas com um adolescente representante cada.

Já os centros localizados nas cidades de Mogi Mirim – CASAs Mogi Mirim e Laranjeiras; Rio Claro – CASA Escola Rio Claro; Piracicaba – CASA Rio Piracicaba; e Franco da Rocha – CASAs Novo Tempo, Manacá da Serra, Tapajós e Jacarandá, serão representados por um adolescente de cada centro de atendimento.

De acordo com a supervisora da DRMC, Luciane Mitica, as vagas foram distribuídas uma para cada centro participante, independente da classificação. Já as oito restantes ficaram para os melhores colocados.

“Cada centro terá a oportunidade de ter a sua representatividade no campeonato estadual”, disse a supervisora da DRMC, Luciane Mitica.

As partidas ocorreram pela plataforma gratuita https://lidraughts.org/, a partir de computadores com acesso à internet nos centros.

Na quinta-feira 25 de março, um grupo de 160 adolescentes internados em centros socioeducativos da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo participam do estadual da primeira edição do Torneio. O Torneio se destina a adolescentes de ambos os sexos, sem separação ou categorização de modalidade. A fase estadual é organizada pela Gerência de Educação Física e Esportes da Fundação CASA.

Entre os objetivos da competição está a disseminação da prática do jogo de forma virtual, colaborando na inclusão digital dos jovens e valorizando o aspecto pedagógico, uma vez que auxilia no desenvolvimento de capacidades cognitivas.

“A damas é um jogo de tabuleiro de séculos e ajuda a estimular capacidades nos adolescentes quanto ao raciocínio lógico na busca da melhor estratégia e mesmo a organização dos elementos para atingir um fim”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Durante a pandemia da Covid-19, a Fundação CASA tem adaptado o atendimento socioeducativo para atividades pedagógicas que mantenham o distanciamento social entre os adolescentes.

A execução de medida socioeducativa em regime fechado no Estado de São Paulo é um serviço público essencial e sua realização tem sido adequada conforme as fases do Plano São Paulo, do Governo de São Paulo.