Laranjeiras e Madre Teresa I estão na final do X Torneio de Futsal da Fundação CASA

Quadrangular com os times formados por adolescentes em internação acontece no dia 30 de novembro

Com placares largos, as equipes dos CASAs Laranjeiras, de Mogi Mirim, e Madre Teresa de Calcutá I, de Iaras, se classificaram, nesta quarta-feira (24), para o quadrangular final do X Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA, cujas semifinais e final acontecem no dia 30 de novembro, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo.

Os jogos aconteceram no Ginásio de Esportes “Prefeito José Vessi”, em Cravinhos, cidade a cerca de 25km de Ribeirão Preto. Os times conquistaram as duas últimas vagas durante a 2ª classificatória da etapa estadual. A equipe do CASA Sertãozinho também disputou uma vaga. Os dois classificados se juntam, nas finais, às equipes dos CASAs Ônix, de São Paulo, e Praia Grande I, de Praia Grande, já classificadas.

Depois de mais de um ano e meio da decretação da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o Torneio é a primeira atividade pedagógica coletiva e presencial realizada, com todos os cuidados ainda necessários para evitar a propagação do novo coronavírus.

“Com o apoio do Governador João Doria, os adolescentes foram imunizados contra a Covid-19, o que colabora na retomada da execução da medida como antes, com atividades coletivas presencial de impacto em todo o Estado paulista”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. “Iniciativas como esta só colaboram na manutenção do direito desses adolescentes à convivência comunitária.”

Em quadra, as equipes que jogaram foram as classificadas nas suas respectivas etapas regionais: CASA Laranjeiras, da Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); CASA Madre Teresa de Calcutá I, da Divisão Regional Sudeste (DRS); e CASA Sertãozinho, da Divisão Regional Norte (DRN).

As divisões regionais são administrações localizadas da Fundação CASA, responsáveis pela supervisão dos centros socioeducativos. Nas partidas em Cravinhos, todas as equipes jogaram entre si e aquelas com maior pontuação seguiram na tabela.

As partidas classificatórias foram a primeira parte da etapa estadual do Torneio. A segunda será na final do Torneio, quando os quatro classificados disputam as semifinais e a final.

As finais da 10ª edição do Torneio Estadual de Futsal serão no Ginásio Sacadura Cabral, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, quando os quatro classificados disputam as semifinais e a final.

O X Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reúne adolescentes em internação em centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo. A etapa estadual é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.

Os jogos classificatórios

A equipe do CASA Laranjeiras conquistou a vaga com duas vitórias: 7 a 2 sobre o CASA Sertãozinho e 12 a 1 contra o CASA Madre Teresa I, ficando com saldo positivo de 16 gols. Já o time do CASA Madre Teresa I venceu o CASA Sertãozinho por 4 a 3.

“A classificação dos adolescentes foi espetacular, pois foi uma resposta a todo o trabalho desenvolvido no centro socioeducativo com muito empenho dos servidores”, avalia o diretor do CASA Laranjeiras, André do Amaral Maia.

A estratégia de preparação da equipe incluiu treinos extras duas vezes por semana, priorizando as partes tática e técnica quando já estava para iniciar a etapa regional do Torneio.

“A equipe multidisciplinar conscientiza os jovens a olhar não só a vitória, mas a importância da participação no evento. Os vínculos formados entre socioeducador e socioeducando nesse o processo é fundamental para o bom desenvolvimento da medida socioeducativa”, aponta o diretor do CASA Madre Teresa de Calcutá I, Miguel Cavalcante dos Reis.

O time do CASA Madre Teresa I tem treinado duas vezes na semana, além das aulas previstas pela Gefesp na agenda pedagógica.