Jovens em internação participam do Projeto VIVER no CASA Osasco I

Foco da iniciativa de professora da UNASP é oferecer estratégias e ferramentas para enfrentar os desafios da adolescência

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco I, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, participaram na última sexta-feira (14) de mais uma etapa do Projeto VIVER, uma proposta realizada voluntariamente pela professora Cristina Zukowsky Tavares, docente no Programa de mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).

O objetivo do Projeto, que ocorre desde junho de 2022 no centro socioeducativo, é oferecer ferramentas e estratégias para que os jovens possam construir uma visão mais saudável da vida e de perspectivas positivas para o futuro, enfrentando os desafios que a adolescência traz nessa etapa da existência humana.

A iniciativa tem origem no livro “Viver: uma nova dimensão para a existência”, que Cristina escreveu em coautoria com Thiago da Silva Gusmão Cardoso. O próprio nome do projeto é um acróstico, que significa: V de vivenciar e apreciar o conhecimento por si; I de interagir com a construção de relacionamentos interpessoais; V de vibrar por si e pela outra pessoa; E de escolher e tomar decisões criticamente; e R de ressignificar o propósito e o plano da vida.

Por meio de bate-papo com os adolescentes – e, em outros encontros, com os familiares juntos – a docente discutiu os tipos de grupos que os jovens formam nessa etapa da vida, o processo de identificação e a influência que as amizades exercem no cotidiano.

“A docente também destacou os diferentes tipos de máscaras que utilizamos no cotidiano e nas relações sociais”, explica a encarregada técnica do CASA Osasco I, Paula Gomes Vieira. “Os adolescentes falaram sobre seus sonhos e o valor que a amizade tem para eles.”

Cristina Tavares possui graduação em Pedagogia pela Unasp e mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pesquisas na área de avaliação educacional.