Jovens dos CASAs Ribeirão Preto e Rio Pardo visitam a Agrishow

Durante o passeio, eles conferiram as atrações, expositores e pavilhões da feira, considerada uma das maiores do Brasil e do mundo

Um grupo de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nos Centros da Fundação CASA Ribeirão Preto e Rio Pardo, ambos de Ribeirão Preto, visitaram, respectivamente, nos dias 30/04 e 02/05, a 29ª Agrishow, feira de tecnologia agrícola, realizada em Ribeirão Preto.

A feira é considerada uma das maiores do Brasil e do mundo, e apresenta novidades e avanços tecnológicos para setor agropecuário.

Durante a visita, os jovens conheceram os diferentes espaços e pavilhões do recinto de exposições, que abordaram temas como equipamentos agrícolas, agricultura familiar, armazenagem de grãos, mulheres no campo, produtores artesanais, agropecuária, sementes, ferramentas, linhas crédito, dentre outros, além de terem acesso aos stands das mais de 800 empresas presentes no evento.

O que mais chamou atenção dos adolescentes, porém, foi a possibilidade de verem ao vivo o maquinário agrícola em exposição. Os jovens puderam subir em tratores, colheitadeiras, pulverizadores e até mesmo vivenciar um pouco da experiência de pilotar uma delas utilizando óculos de realidade virtual.

Além de visitar os expositores, os jovens também participaram de apresentações, com a realizada sobre o tema “O papel das abelhas na produção dos alimentos”, pela empresa GeoApis, que tem como objetivo de proteger as abelhas e a biodiversidade.

Como explica a encarregada técnica do CASA Rio Pardo, Talita Arantes, a apresentação foi muito esperada. “Vamos desenvolver um projeto sobre apicultura para o mês das férias escolares, que já se encontra em tratativas para a realização dos workshops. A vida das abelhas com sua organização e motivação para o trabalho é um exemplo para a construção do projeto de vida. A oportunidade de estar vivenciando essa experiência na Agrishow é fundamental para que os adolescentes se reconheçam como integrantes da sociedade”, comentou.