Jovens do CASA Tamoios conhecem o crialismo

Ilustrador de Jacareí apresentou sua arte, inspirada em movimento que conta histórias da periferia

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos, conheceram a arte do ilustrador Guilherme Lima, o Manolima, de 20 anos, que participa do crialismo, um movimento artístico, de diferentes suportes das artes plásticas, que mostra histórias da periferia a partir do olhar de quem as vivencia.

Divididos em quatro turmas, todos os adolescentes participaram da palestra de uma hora e meia com o artista na última sexta-feira (11) na sala de audiovisual do centro socioeducativo.

Manolima é morador da periferia de Jacareí e seu desejo é valorizar a cultura periférica. Ele é um dos expoentes do crialismo no Estado de São Paulo, um movimento que teve parte de duas origens no Rio de Janeiro.

No bate-papo com os jovens, o ilustrador apresentou sua arte, locais que expôs, como o desenho entrou e permeou sua vida e quais os caminhos que almeja alcançar.

“Ele disse para os jovens que sua origem na periferia lhe permitiu falar em pé de igualdade com os adolescentes que atendemos, mostrando que tudo é possível na vida, bastando querer e focar nos seus objetivos”, afirmou o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa.

A arte de Manolima é a representatividade da minoria, sob o olhar de quem tem a mesma vivência.

Suas ilustrações já estiveram à mostra em algumas exposições, junto de outros artistas independentes, como a Exposição Contramemória 2022, no Theatro Municipal, na capital paulista, ocorrida entre os meses de abril e julho deste ano. A exposição trouxe releituras de diversos artistas para o contexto atual da Semana de Arte Moderna de 1922.

Além disso, o artista já teve suas ilustrações contratadas por grandes empresas nas áreas de calçados, telecomunicações e automóveis.