CASA Rio Pardo celebra Consciência Negra com confecção de bonecas afro

Oficina foi realizada com adolescentes do Projeto Explorando o Currículo (PEC), que é desenvolvido durante o período da internação provisória

 

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Rio Pardo (DRN) participaram na última quinta-feira (17/11) de uma oficina de confecção das bonecas afro Abayomi, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo domingo (20/11).

A boneca Abayomi é produzida com retalhos de pano e seu nome significa “encontro precioso ou meu presente”, e é um artesanato tradicional que valoriza a herança cultural afro.

A oficina foi realizada com adolescentes do Projeto Explorando o Currículo (PEC), que é desenvolvido durante o período da internação provisória.

Além da confecção das bonecas, os adolescentes discutiram a história e a identidade do povo brasileiro, bem como a valorização da diversidade cultural, reconhecimento de sua ancestralidade e até mesmo a questão da sustentabilidade, por conta de as bonecas serem feitas com retalhos de pano.

Outro ponto abordado foi o empreendedorismo, pois as bonecas podem se transformar em opções de fonte de renda para esses adolescentes.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP