Jovens do CASA São Paulo contribuem com agenda do Instituto Sou da Paz

Resultado do projeto sobre prevenção à violência letal contra juventude negra foi apresentado na Alesp

Um grupo de adolescentes que cumpre e cumpriu medida socioeducativa de internação no CASA São Paulo, no Complexo da Vila Maria, na capital paulista, contribuiu com sugestões e uma cypher (música gravada por três ou mais MCs) no projeto Agenda Juvenil de Prevenção à Violência Letal contra a Juventude Negra, realizado pelo Instituto Sou da Paz.

O resultado da iniciativa foi apresentado na última terça-feira (09) no auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na cidade de São Paulo, durante encontro convocado pela deputada estadual Marina Helou, que disponibilizou emenda parlamentar para a realização da Agenda.

O foco foi mostrar aos tomadores de decisões sobre políticas públicas o que pensam e sugerem os jovens negros que enfrentam o problema da letalidade nessa faixa etária. Assim, os jovens foram engajados no debate sobre a segurança pública.

A Agenda ocorreu em três ciclos, com a participação de 20 jovens em cada, moradores dos bairros de São Mateus, na zona Leste, e Brazilândia, na zona Norte, além daqueles internados no CASA São Paulo. No final dos ciclos, as propostas foram sistematizadas em conjunto e apresentadas aos representantes do Poder Público. O projeto durou 14 meses, entre 2022 e 2023.

“A consciência cidadã e a participação política são elementos importantes para o desenvolvimento do protagonismo da juventude negra, para que também colaborem no enfrentamento de questões que os afetam”, avalia o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

O grupo de jovens do CASA São Paulo participou do primeiro ciclo, com debates e formação ocorridos entre o segundo e terceiro trimestres de 2022. Nos encontros com os profissionais do Instituto Sou da Paz, os adolescentes discutiram questões como racismo estrutural, violência de gênero, desigualdade social, controle de armas, abordagem policial, dentre outros.

Em setembro do ano passado, os jovens apresentaram a cypher e algumas propostas durante evento no centro socioeducativo. Na ocasião, sugeriram, dentre outros, mais ética nas abordagens policiais; uso de câmeras corporais pelo efetivo; igualdade de oportunidades para a juventude negra; fortalecimento dos familiares de adolescentes e jovens em vulnerabilidade; e uma escola que valorize a diversidade e a história dos estudantes.

Durante a apresentação na Alesp, um egresso do CASA São Paulo, de 19 anos, contou como foi a experiência da Agenda para os jovens do centro socioeducativo.

“Apareceu uma oportunidade de enxergar o mundo de forma diferente. A gente começou a abordar várias situações que a gente vivenciava dentro das periferias e todo mundo que estava naquela situação começou a interagir. Nós enxergamos aquilo como uma oportunidade de conhecimento e de ter possibilidade de combater essa realidade por meio das propostas que a gente montou”, contou o egresso.

Com informações divulgadas pela Assembleia Legislativa de São Paulo