Jovens do CASA São Bernardo II participam de ciclo formativo da Casa Mário de Andrade

No primeiro encontro foi estabelecido diálogo entre a obra do modernista e o rap; mais duas oficinas formativas estão programadas

A Semana de Arte Moderna de 1922 influenciou o cenário cultural brasileiro, tendo entre um de seus grandes expoentes o poeta e escritor Mário de Andrade. Depois de um século, adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA São Bernardo II, em São Bernardo do Campo, aprendem como a literatura e poesia do escritor dialoga com movimentos da cultura urbana contemporânea, como o rap.

O mergulho nesse diálogo acontece no ciclo formativo “Itinerários das Ruas: expressão de ritmo e poesia”, que dois educadores do Núcleo de Ação Educativa da Casa Mário de Andrade realizam com os jovens desde a última sexta-feira (23). Ao todo, são três encontros semanais, em formato de oficina de construção literária – os próximos acontecem nos dias 30 de junho e 07 de julho.

A Casa Mário de Andrade é um museu literário da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, localizado na antiga residência do poeta modernista no bairro da Barra Funda, na capital paulista.

O ciclo formativo tem como foco fortalecer e ampliar o repertório poético-literário dos adolescentes da Fundação CASA, aguçando o senso de pertencimento cultural a uma comunidade e a um território.

A estratégia envolve resgate de seus sonhos, projetos de vida e de histórias pessoais que possam se tornar produções artísticas, de forma que reelaborem as experiências de juventude no contexto transitório do cumprimento da medida socioeducativa.

Na primeira oficina, os educadores apresentaram a história e a produção do autor de obras-primas da literatura brasileira, como “Macunaíma” e “Pauliceia desvairada”, assim como a história da Casa Mário de Andrade.

Nos encontros, os educadores abordam as dimensões do eu, do outro e do mundo partilhado da experiência, com as discussões orientadas a partir de crônicas de Mário de Andrade contidas no livro “Os filhos da Candinha”, de 1943, além da produção poética que tem como tema as relações no mundo urbano.

Dois dos encontros serão dedicados à elaboração de textos de gêneros literários pelos adolescentes da Fundação CASA. Cada encontro terá duas horas de duração.

“Trazer o universo de Mário de Andrade para o centro socioeducativo é proporcionar o contato com um autor fundamental para a literatura nacional, responsável por ajudar a introduzir uma linguagem originária da língua do povo, mais distante do academicismo que imperava até então”, avalia o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

Após o término da oficina, a perspectiva da equipe do centro socioeducativo é levar parte dos jovens internados para visitas presenciais à Casa Mário de Andrade em datas a serem agendadas.