Jovens do CASA Presidente Bernardes exploram obras de Tarsila do Amaral

Ação envolveu releituras de trabalhos e uma exposição sobre a vida e o legado da artista para o mundo das artes no Brasil

 

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Presidente Bernardes (DRO) e são estudantes do Ensino Médio realizaram recentemente uma exposição no centro abordando vida, legados e obras mais famosas da artista plástica brasileira, Tarsila do Amaral.

A ação foi realizada pela professora do ensino formal, Milene Suriani, e teve como objetivo levar os adolescentes a preencherem suas lacunas pedagógicas, por meio do estudo da visão de mundo, da arte e do olhar sensível de Tarsila.

Para isso, os jovens produziram uma série de releituras das principais obras da pintora, bem como criaram espaços interativos, onde os visitantes puderam “participar” do quadro, posando como protagonistas de duas telas: Abaporu e o Vendedor de Frutas.

A exposição também abordou a história da arte brasileira, suas principais características e movimentos, como o Modernista, do qual Tarsila fez parte.

Outro ponto destacado pela exposição foi abordar questões como a valorização da cultura brasileira, sua identidade e a representatividade da mulher em um contexto histórico machista, uma vez que a artista rompeu as tradições de seu tempo.

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP