Jovens do CASA Paulista estão no estadual do Torneio de Basquete 3×3

Adolescentes conquistaram vaga na categoria juvenil nesta sexta (22) na capital paulista; ex-jogador profissional entregou medalhas

O time formado por adolescentes em internação no CASA Paulista, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, venceu nesta sexta-feira (22) a etapa regional do III Torneio Estadual de Basquete 3×3 que envolveu cerca de 50 adolescentes internados em nove centros socioeducativos localizados na capital paulista e em Osasco.

Os jovens disputaram a vaga regional da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) para o Torneio, na categoria juvenil, de jovens com idades entre 16 a 21 anos incompletos. Agora, a Instituição definiu todas as 12 equipes classificadas para a etapa estadual masculina, nas categorias juvenil e infantil, cujos jogos ocorrem na próxima semana.

O ex-jogador de basquete profissional André Brazolin, fundador do Instituto Brazolin e ex-secretário de esportes nos municípios de Caxambu e São Lourenço, em Minas Gerais, acompanhou as partidas e entregou medalhas.

Para a categoria infantil, de adolescentes de 12 a 15 anos, também prevista no Torneio Estadual, a vaga da DRMNO já estava garantida para o CASA Osasco II, centro da divisão regional que atende hoje à faixa etária. A DRMNO é uma das oito divisões regionais da Fundação CASA, que supervisiona o atendimento de centros socioeducativos na capital e em Osasco.

Em segundo lugar nas disputas da DRMNO ficou o time do CASA Ouro Preto, também do Complexo da Vila Maria. A equipe do CASA Jardim São Luiz II, da zona Sul da cidade, levou o terceiro lugar e o CASA Osasco I, a quarta colocação.

Entre os participantes, houve ainda equipes de jovens atendidos nos CASAs Governador Mário Covas, Vila Guilherme e Nova Vida, do Complexo da Vila Maria; Pirituba, da zona Oeste; e Osasco II, de Osasco.

Os times foram divididos em grupos, em que todos jogaram partidas de 10 minutos, com dois tempos de 5 minutos. A cada duas derrotas no grupo, a equipe foi eliminada. Os CASAs Paulista, Ouro Preto, Jardim São Luiz II e CASA Osasco I disputaram as semifinais e as finais.

Por meio de parceria entre a equipe da Divisão Regional Metropolitana Noroeste com o Instituto Brazolin, dois árbitros profissionais – Ana Carolina Nunes e Vitor Bueno – apitaram voluntariamente as partidas. Eles atuam em jogos promovidos pela Federação Paulista de Basquete (FPB).

O basquete 3×3 é uma modalidade de basquete de rua, em que dois times, formados por três jogadores cada, jogam a partida em meia quadra e apenas uma cesta. O esporte estreou como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio 2020, ocorrido em 2021 devido à pandemia de Covid-19.

A competição

Na Fundação CASA, a modalidade é palco da terceira edição do Torneio Estadual, que envolve cerca de 620 adolescentes internados em 62 centros socioeducativos em todo o Estado de São Paulo.

A final estadual acontecerá no dia 28 de setembro, no Mini Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A fase conta com representantes 12 equipes masculinas das oito divisões regionais da Fundação CASA – oito na categoria juvenil e quatro na categoria infantil – e de três times na categoria feminina.