Jovens do CASA Osasco II visitam o Museu do Futebol

Ao lado de servidores, adolescentes conferiram a exposição “Futebol de Brinquedo”, em São Paulo

Uma memória afetiva para os adultos, mas uma novidade ou mesmo relíquia para os jovens. Assim foi a experiência que cinco adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco II, em Osasco, tiveram na última sexta-feira (26) na exposição temporária “Futebol de Brinquedo”, em cartaz no Museu do Futebol, em São Paulo.

Durante a visita guiada por educador do Núcleo Educativo, os jovens, com idades entre 15 e 17 anos e originários dos municípios de Osasco, Carapicuíba, Taboão da Serra e São Lourenço da Serra, conheceram o Museu e tiveram contato com brinquedos típicos dos anos 90, do século anterior ao que nasceram. Eles foram acompanhados por quatro servidores do centro de atendimento da Fundação CASA.

Os adolescentes conheceram o Aquaplay, o Pregobol, o futebol de botão e as mascotes das Copas do Mundo FIFA, como os minicraques de 1994, quando a Seleção Brasileira conquistou a Copa do Mundo nos Estados Unidos. Também conferiram itens inusitados: figuras de personagens de desenhos ou animações vestindo a camisa da Seleção, como Betty Boop, Smurfete, Mickey Mouse, Snoopy e Fofolete. Todos brinquedos analógicos exibidos a uma geração habituada ao mundo digital.

O educador do Núcleo apresentou a história dos brinquedos, muitos deles raros – com mais de 60 anos – e que fizeram parte da vida de muitas gerações. “Os rapazes nasceram entre 2006 e 2007 e nós (adultos) somos da geração que conheceu os brinquedos. Os funcionários, aliás, gostaram muito da exposição”, contou a coordenadora pedagógica do CASA Osasco II, Liliane Cruz.

“Nunca tinha ido a um museu. Lá (na exposição) havia alguns jogos muito diferentes. O que mais gostei foi da coleção de mini craques”, disse o adolescente Marcelo (nome fictício), de 16 anos.

Segundo os profissionais de Educação Física Marcos Ferreira da Silva e Adauto Salgado, que acompanharam a visitação, o acesso a espaços culturais contribui para a formação do imaginário dos jovens, aproximando-os de novos saberes e experiências. Ainda acompanharam a visitação os agentes de apoio socioeducativo Neulita Vieira e João Paulo Tavares.

A exposição temporária “Futebol de Brinquedo” começou no dia 12 de outubro de 2023 e fica em cartaz no Museu do Futebol de terça a domingo, das 9h às 18h, até maio. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Museu.