Jovens do CASA Osasco II assistem ao filme “Besouro Azul” no cinema

Ingressos foram cedidos pelo Cineflix para sessão no Shopping Open Mall The Square Granja Viana

Olhos de espanto e admiração, um certo receio em pisar pela primeira vez numa sala de cinema e a felicidade estar novamente entre outras pessoas em sociedade. Assim foi parte sessão de cinema para cinco adolescentes em internação no CASA Osasco II, que assistiram na última quarta-feira (20) ao filme “Besouro Azul” no Cineflix do Shopping Open Mall The Square, localizado no bairro da Granja Viana, em Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo.

A experiência inédita para os jovens, com idades entre 16 e 18 anos, foi proporcionada pela equipe do Cineflix, que cedeu dez ingressos para a sessão – cinco servidores acompanharam. A gratuidade foi conseguida por meio de articulação do agente de apoio socioeducativo Mario Alexsandro Rodrigues, que também assistiu à obra.

“Esses adolescentes não assistiram antes a um filme em um cinema porque os pais nunca os levaram e, então, consideravam ser uma atividade de lazer muito cara”, explica o diretor do CASA Osasco II, Thiago Ovigli, que acompanhou os rapazes até a entrada da sala de projeção. Os adolescentes participantes são das cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Itapecerica da Serra.

De acordo com o diretor, os jovens ficaram abismados com o tamanho da tela, o volume do som e por estarem novamente entre pessoas “normais”. “Os servidores brincaram com o espanto deles, mas também refletiram o quanto algo que consideramos tão banal como ir ao cinema pode parecer inacessível a esses jovens”, analisa Ovigli.

Antes do embarque para o Cineflix, a encarregada técnica do CASA, Renata Vasconcelos, e o profissional de Educação Física Marcos Pinheiro, que acompanharam os adolescentes, conversaram com os rapazes sobre a temática do filme e a importância de os protagonistas serem interpretados por dois atores com origens latino-americanas – a atriz brasileira Bruna Marquezine, como Jane Kord, e o ator Xolo Maridueña, descendente de mexicanos, cubanos e equatorianos, no papel de Besouro Azul.

Entre os servidores que acompanharam também estavam os agentes de apoio socioeducativo Marlon Diniz e Jennifer Alavara.

Empregabilidade

Cerca de 60 adolescentes em internação nos CASAs Osasco I e II participaram de uma ação da Secretaria do Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), da prefeitura de Osasco, com foco na empregabilidade.

Cinco profissionais da Secretaria cadastraram os adolescentes no Portal do Trabalho, para busca de oportunidades de inserção no mercado de trabalho por meio de emprego, estágio ou aprendizagem. A ação aconteceu na quinta (14) e sexta (15).

Na quinta-feira, foram cadastrados 15 adolescentes do CASA Osasco I, enquanto na sexta foram 42 do CASA Osasco II. Houve inserção de dados básicos, além de informações sobre grau de escolaridade, cursos realizados e habilidades prévias. De agora em diante, por meio do sistema, serão buscadas oportunidades condizentes com a escolaridade, região de moradia e habilidades de cada um.