Jovens do CASA Jacareí entregam Diploma de Mulher Cidadã a promotora de Justiça pelo Dia da Mulher

Jacqueline Casado Navajas recebeu honraria na celebração promovida pela Câmara Municipal de Jacareí em alusão ao Dia da Mulher

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Jacareí, no Vale do Paraíba, entregaram à promotora de Justiça da Infância e Juventude, Jacqueline Casado Navajas, o certificado e um buquê de flores cedidos pela Câmara Municipal durante a cerimônia de entrega do Diploma Mulher Cidadã, edição 2024, na última quarta-feira (06) no auditório da casa legislativa do município.

O Diploma Mulher Cidadã é uma honraria que a Câmara Municipal concede desde anualmente, desde 2004, a 13 mulheres da comunidade local que tenham contribuído com relevante e significativa atuação na cidade, em qualquer área de atividade. A honraria é uma alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado todo dia 08 de março, desde a instituição da data pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na sua atuação na Promotoria de Justiça da Infância e Juventude local, a promotora já foi responsável, dentre outras ações, por articular o termo de cooperação entre a prefeitura e o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (MPT-15) para implementar, no ano passado, o programa de aprendizagem voltado a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, incluindo aqueles atendidos no CASA Jacareí.

A presença dos adolescentes do centro socioeducativo da Fundação CASA veio após convite da promotora de Justiça, que mantém uma relação mais estreita com o trabalho ali desenvolvido.

Além das frequentes visitas correcionais como representante do Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP), previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Jacqueline realiza periodicamente rodas de conversas com os jovens em internação para discutir literatura, assim como fornece, de forma periódica, livros contemporâneos que completam a biblioteca do centro socioeducativo.

“Para nós, as flores simbolizaram a admiração e o respeito pela promotora de Justiça, demonstrando a importância de sua parceria”, explica a diretora do CASA Jacareí, Jordhana Cabral. Ambos com 17 anos de idade e originários do município, os jovens que entregaram a homenagem frequentam no CASA, além das aulas da educação escolar, os cursos de educação profissional básica de customização de camisetas e bonés e Excel, ministrados por educadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-SP).

Por parte do CASA Jacareí, também compareceram à cerimônia o pedagogo Fernando Gomes e o agente de apoio socioeducativo Alessandro Américo.