Jovens do CASA Guarulhos confraternizam em arraial junino

Festa típica caipira aconteceu na quadra nesta sexta-feira (23) e contou com comidas típicas e brincadeiras

 

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Guarulhos, no município da Região Metropolitana de São Paulo, tiveram na tarde desta sexta-feira (23) contato com elementos da cultura caipira durante a festa junina organizada no centro socioeducativo da Fundação CASA, que também contou com a participação de servidores e professores da escola vinculadora, a E.E. Padre August Johannes Ferdinandus Stauder.

Na quadra decorada com bandeirinhas, letreiros, flores de papel e chapéu de palha, todos os participantes se divertiram com brincadeiras comuns do período, além de se deliciarem com quitutes da época.

Para os adolescentes, o cardápio de produtos industrializados envolveu pé de moleque, pipoca, paçoca, bala, refrigerante, salgadinho e doce de abóbora, banana e goma, além de receberem gibis.

Durante cerca de duas horas, jovens, servidores e professores se arriscaram em brincadeiras como tomba lata, pescaria, jogo de argolas, boca do palhaço e bingo.

Segundo o diretor do CASA Guarulhos, Glauco Portes Fameli, a celebração conjunta parte do pressuposto de uma política de disciplina positiva entre adolescentes atendidos e servidores. “Não estamos do lado oposto, mas juntos, como referências positivas para os jovens e demonstrando respeito mútuo, boa comunicação e empatia, ao mesmo tempo em que se propõe uma respeitosa educação firme”, explica Fameli.

Mais do que a comemoração, toda a preparação para a festa teve conteúdo pedagógico e participativo envolvido. Como parte do currículo da educação escolar, ao longo do mês de junho, os professores da escola vinculadora discutiram em sala de aula as origens, o folclore e os costumes relacionados à celebração das festas juninas.

Tanto em sala de aula quanto em oficinas com a coordenadora pedagógica do CASA Guarulhos, Maria Juliana Passos Nascimento, e a agente educacional Josiani Barbosa, os adolescentes prepararam a decoração. Na montagem, tanto professores quanto servidores também colaboraram.

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Os jovens em internação seguem o calendário escolar e conteúdo programático da rede pública estadual, sendo que são matriculados em escolas públicas estaduais, chamadas de escolas vinculadores. As aulas são ministradas pelos professores dentro dos centros de atendimento.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP