Jovens do CASA Guarulhos aprendem em workshop de barbearia

O empreendedor Diego Soares Pinheiro, o DOCK, contou sua história de vida e apresentou técnicas

DOCK. As quatro letras juntas representam mais do que um apelido, é o nome pelo qual o barbeiro Diego Soares Pinheiro é reconhecido no ramo de barbearia em Guarulhos, no município da Região Metropolitana de São Paulo. Na última terça-feira (13), em pleno Carnaval, o profissional compartilhou sua história de vida e conhecimento técnico com 30 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Guarulhos.

Para os jovens, em sua maioria com idade superior a 17 anos e já ingressando na fase adulta, foram cerca de quatro horas de aprendizado sobre o mercado de trabalho. O workshop foi o primeiro dentro do ciclo de discussão sobre a empregabilidade que a equipe do centro socioeducativo manterá ao longo de 2024, com parceiros externos, vislumbrando a introdução dos adolescentes no mundo do trabalho.

Durante cerca de quatro horas, os jovens dialogaram com o empreendedor de 31 anos, proprietário de duas unidades da DOCK Cortes Barbearia no município guarulhense. O negócio nasceu em 2016, especializado em barbas e cortes masculino e infantil.

No primeiro momento, DOCK falou sobre sua trajetória pessoal e profissional, desde a cidade de Rondon, no interior do Paraná, onde nasceu, até se capacitar para ingressar no ramo da barbearia. O empreendedor também atua em projetos comunitários no bairro Cidade Soberana, em Guarulhos, como o ensino das técnicas para futuros profissionais.

O negócio, que começou com um salão pequeno, a partir de muito trabalho e conquista de clientes, cresceu a ponto de não só se expandir em mais uma filial, como estar localizado em um grande centro de compras da cidade.

No segundo momento, acompanhado dos colaboradores Allan Richard Teixeira Bastos, Éric Victor Santana Santos e Willian Amaral, o profissional mostrou técnicas de corte de cabelo para os jovens. No final, 11 deles ganharam um novo visual.

De acordo com a encarregada técnica do CASA Guarulhos, Vilma Moreira, a ideia de iniciar o ciclo pela barbearia foi para apresentar uma profissão que poderia ser já exercida pelos jovens, mesmo como empreendedores, e com retorno mais imediato. “Como o DOCK demonstrou para os rapazes, basta ter em mãos uma máquina de cortar cabelo, uma cadeira e muita vontade de aprender”, afirmou Vilma.

Foi o conhecimento sobre as ações sociais realizadas por DOCK, aliás, um dos motivos que o levou ao workshop no centro socioeducativo, por meio do diretor do CASA, Douglas Araujo de Souza.