Jovens do CASA Guarujá conhecem a vila do Chaves

Adolescentes visitaram nesta quinta-feira (18) exposição no MIS Experience sobre a personagem do seriado mexicano

O apartamento do Senhor Madruga, os segredos da Bruxa do 71 e tantos outros elementos do icônico seriado da TV mexicana “Chaves” foram explorados nesta quinta-feira (18) por cinco adolescentes, de 14 a 16 anos, que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Guarujá, durante a visita guiada à mostra “Chaves: A Exposição”, no MIS Experience, em São Paulo.

A experiência é parte das atividades de férias escolares do centro socioeducativo, um dos 60 centros de atendimento da Fundação CASA de onde partem cerca de 437 jovens em internação e semiliberdade que visitam, até fevereiro, diversos equipamentos culturais paulistanos.

Embora os adolescentes tenham nascido já no século XXI nas cidades do Guarujá e São Vicente, o acesso à exposição os levou a mergulhar na história e no universo das jocosas personagens Chaves e Chapolin, que o artista Roberto Gómez Bolaños criou para os seriados da TV mexicana, cujas estreias no Brasil completam 40 anos em 2024.

A visita guiada com educadores do MIS Experience os transportou de volta à infância, quando assistiam ao seriado. “Eles disseram que se sentiram dentro da televisão, sendo que um deles me disse que há muito tempo não se sentia tão feliz”, afirma a coordenadora pedagógica do CASA Guarujá, Carolina Souza Brito.

“A visita externa estimula os adolescentes no seu retorno à convivência comunitária, além de aprimorar seus conhecimentos e auxiliar na construção do projeto de vida”, acrescenta a coordenadora pedagógica.

A mostra traz itens originais utilizados pelas personagens de Bolaños nas gravações e 26 salas que recriam de maneira fiel cenários icônicos, como o apartamento o poço da vila fictícia e o barril que era morada do Chaves.

Durante a visitação, os adolescentes foram acompanhados da agente educacional Noeme Barbosa Goulart e dos coordenadores de Equipe Sandro de Souza de Oliveira e Ronaldo Teixeira de Almeida.

A visitação de jovens em medida socioeducativa ao MIS Experience é parte da parceria entre o setor educativo do MIS Experiencie e a Gerência de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante (Gacep) da Fundação CASA. Até fevereiro, a expectativa é que 31 grupos, com até dez adolescentes cada, conheçam a exposição.

As férias escolares dos adolescentes atendidos ainda contam com visitas ao Instituto Moreira Salles (IMS), Itaú Cultural, MIS Europa, Museu Afro Brasil, Museu Catavento, Paço das Artes e Pinacoteca do Estado.

A educação escolar na Instituição é realizada em conjunto com a Secretaria do Estado da Educação, seguindo seu calendário e conteúdo programático. As aulas na rede pública estadual retornam no dia 15 de fevereiro.