Jovens do CASA Chiquinha Gonzaga interagem com cães terapêuticos

Instituto Papel de Menino e Instituto Reddogs mostraram como os animais podem auxiliar seres humanos e o mercado de trabalho envolvido

As adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Chiquinha Gonzaga, em São Paulo, tiveram um momento duplamente especial nesta quarta-feira (07): por meio do Instituto Reddogs, com apoio do Instituto Papel de Menino (IPM), receberam a visita de dois cães da raça pastor australiano, Simba e Cuca, e aprenderam, em workshop, sobre a relação entre seres humanos e os cães, bem como a forma como eles podem desempenhar um papel fundamental em diversas terapias.

Os representantes do Instituto Reddogs ainda explicaram sobre os cuidados com os cães e sobre as possibilidades de seguir uma carreira na área. As jovens mães do Programa de Acolhimento Materno Infantil (PAMI) do centro socioeducativo, assim como os bebês, também tiveram contato com os animais e com o conhecimento levado.

O evento contou com a presença da presidente do Instituto Papel de Menino, Silvana Urbani, e do coordenador de projetos, Anderson Carvalho, além do fundador do Instituto Reddogs, Ronaldo Novoa, e da veterinária Daniele Silvano Gonçalves, que atua no local.

Durante o workshop, os adolescentes interagiram diretamente com os cães e prestaram muita atenção às informações dos representantes do Instituto Reddogs. De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA, Andréia Motta, a atividade proporcionou uma vivência muito diferenciada para as jovens, deixando “um clima leve”.

Além disso, os projetos apresentados demonstraram como os cães podem atuar como parceiros, tornando-se coterapeutas e fornecendo assistência em intervenções assistidas, em especial para pessoas do espectro autista. Essa abordagem visa promover a inclusão social, a autonomia e a qualidade de vida dessas, bem como estimular o bem-estar animal e fomentar um convívio harmonioso entre seres humanos e cães.

O Instituto Papel de Menino, fundado em 2008, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) comprometida em acolher e apoiar crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos que se encontram em privação de liberdade e cumprindo medidas socioeducativas na cidade de São Paulo. Através de seu trabalho exemplar, a instituição oferece suporte, aconselhamento e capacitação a quase dois mil adolescentes a cada ano, permitindo-lhes reintegrarem-se à sociedade de maneira produtiva e saudável.

O Instituto Reddogs, parceiro do IPM, dedica-se à seleção, preparo e treinamento de cães de assistência e apoio emocional, que são posteriormente doados a famílias atípicas. A atuação desse instituto promove inúmeros benefícios tangíveis e intangíveis, como o impacto positivo na qualidade de vida das pessoas atípicas e seus familiares, abrangendo os aspectos sociais, emocionais, motores e disciplinares.