Jovens do CASA Chiquinha Gonzaga conquistam IX Torneio de Futebol Society Feminino

Tradicional competição organizada pela Fundação CASA reuniu quatro centros socioeducativos da capital e interior

Com três vitórias em três jogos, a equipe do CASA Chiquinha Gonzaga venceu, nesta terça-feira (9/4), os times do Bom Retiro, Anita Garibaldi e Cerqueira César e conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Torneio de Futebol Society Feminino, além dos troféus de artilheira e goleira menos vazada. A competição, realizada no campo do Clube Esperia, na Zona Norte de São Paulo, contou com a participação de 40 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na capital e no interior.

O segundo lugar ficou com a equipe do CASA Bom Retiro, com seis pontos ganhos, seguido pelo time do Anita Garibaldi, em terceiro, com um ponto – obtendo o maior saldo de gols, e, em quarto lugar, ficou o CASA Cerqueira César, com a mesma pontuação. Todas as atletas receberam medalhas pelas suas respectivas colocações.

“A prática esportiva desempenha um papel significativo na efetividade da medida socioeducativa, pois contribui para a saúde física e mental das adolescentes, além de criar habilidades como resiliência, responsabilidade e respeito mútuo, promovendo valores como trabalho em equipe, respeito e superação de desafios, essenciais para sua reintegração à sociedade”, declarou o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, sobre a importância do esporte para as jovens.

Segundo Tatiane (nome fictício) da equipe Chiquinha Gonzaga, a prática esportiva traz novas perspectivas de vida no cumprimento da medida socioeducativa. “Nunca pensei que pudesse ser bom em alguma coisa, até começar a praticar esportes aqui na Fundação CASA. Agora, vejo que tenho talento e potencial para ser alguém na vida”, disse a adolescente.

De acordo com o profissional de educação física do CASA Chiquinha, Edélcio Oswaldo Ruiz, a equipe se preparou durante um mês para o campeonato, destacando a dedicação das meninas para alcançar o título. “O segredo foi comprometimento, o treinamento árduo e a disciplina exemplar que cada uma demonstrou nos treinos, características que são essenciais para o sucesso”, pontuou.

Organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), a competição teve como objetivo fomentar a prática esportiva e a integração das adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA.

Para o superintendente pedagógico, Carlos Alberto Robles, “o torneio de futebol feminino cria oportunidades para o desenvolvimento das adolescentes e pode contribuir para um futuro promissor no esporte”, afirmou.