Jovens do CAIP Piracicaba ganham biblioteca e brinquedoteca

Local terá acervo de livros, computadores, videogame e atividades lúdicas

Com o objetivo de fomentar o hábito da leitura e o processo de ressocialização entre os adolescentes em internação provisória e internação sanção, o CAIP Piracicaba inaugurou nesta quarta-feira (10/4) uma biblioteca e brinquedoteca. O novo espaço conta com um acervo de livros, além de computadores, televisão, videogame e atividades lúdicas.

De acordo com o diretor do CAIP Piracicaba, Rogério Cláudio Pereira, o espaço será multifuncional para estimular a curiosidade dos jovens. “Essa iniciativa visa estimular o aprendizado, a criatividade e o desenvolvimento integral dos adolescentes, contribuindo no seu processo de ressocialização”, destacou.

O projeto de criação do ambiente para leitura e entretenimento teve início no segundo semestre de 2023. Ao longo desse período, a equipe do conselho gestor do CAIP contou com apoio e doações de diversas entidades locais, como a Igreja Universal, Rotary Clube, Rotaract Club, AFROP, projeto Furtacor, Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e Academia Piracicabana de Letras.

“Iniciamos o projeto com o intuito de criar apenas uma sala, onde os jovens tivessem acesso aos livros, conhecendo de perto a funcionalidade de uma biblioteca e estimulando o prazer pela leitura, mas a iniciativa cresceu e novas ideias foram surgindo ao longo do último ano”, explicou a coordenadora pedagógica, Fernanda Sousa.

Para Gustavo (nome fictício) do CAIP Piracicaba, o novo local “é um ambiente acolhedor onde posso relaxar, explorar diversos livros e desfrutar das atividades. É um momento de paz nos dias difíceis”, declarou o adolescente em internação provisória.